Astronomia e CTS: um panorama das teses e dissertações da área

Astronomy and CTS: an overview of theses and dissertations in the area

Autores

Resumo

O ensino de Astronomia pode levar à compreensão da natureza como um processo dinâmico em relação à sociedade, o que possibilita uma educação mediada pelas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir dessa relação, questiona-se: Como tem sido desenvolvidas pesquisas no campo da Astronomia e CTS? Assim, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, a fim de analisar o que tratam as teses e dissertações nessa temática, com o objetivo obter um panorama das produções científicas desenvolvidas na área. Foram utilizados todos trabalhos com enfoque em CTS presentes no Banco de Teses e Dissertações em Educação em Astronomia (BTDEA), da UFSCAR. Foram submetidas à uma análise descritiva 26 trabalhos. Os resultados obtidos demonstram crescimento no número de produções entre 2008 e 2018, bem como uma variedade de metodologias e conteúdos de Astronomia abordados.

Palavras-chave: Astronomia; Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Panorama.

 

 

Abstract

The teaching of Astronomy can lead to the understanding of nature as a dynamic process in relation to society, which enables an education mediated by the relations between Science, Technology and Society (STS). Based on this relationship, it is asked: How has research been developed in the field of astronomy and CTS? Therefore, a "state of knowledge" research was carried out in order to analyze the theses in this theme, with the objective of obtaining an overview of the scientific productions developed in the area. It was used all the works focusing on STS present in the Bank of Theses and Dissertations in Astronomy Education (BTDEA) of UFSCAR. Twenty-six works were submitted to descriptive analysis. The results show an increase in the number of productions from 2008 to 2018, as well as a variety of astronomy methodologies and contents addressed.

Keywords: Astronomy; Science-Technology-Society (STS); Overview.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Eduarda Viana Guimarães, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2022).

E-mail: bianca_eduarda@unifesspa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/ 0000-0002-6112-1346

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2019), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2017), licenciado em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2014). Realizou estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates, 2020). Atualmente é professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa. Tem interesse na área de Ensino de Física desenvolvendo estudos voltados para a: Alfabetização Científica, avaliação educacional, métodos quantitativos de pesquisa e inovações pedagógicas no Ensino de Ciências.

E-mail: patrickvizzotto@unifesspa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-1613-4858 

Camila Maria Sitko Meira dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)/Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É professora adjunto A na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. É docente externa permanente no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Maremática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI), do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) - Portugal. É doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, na área de História e Filosofia da Ciência. É mestre em Física também pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Astrofísica Estelar. Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná. Pesquisadora nas áreas de Educação em Astronomia, História, Filosofia e Sociologia da Ciência, especialmente nas questões da participação feminina na Ciência, e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem.

E-mail: camilasitko@unifesspa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4620-1388

 

Downloads

Publicado

03/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • pdf downloads: 55

Como Citar

VIANA GUIMARÃES, B. E. .; ALVES VIZZOTTO, P.; SITKO MEIRA DOS SANTOS, C. M. . Astronomia e CTS: um panorama das teses e dissertações da área: Astronomy and CTS: an overview of theses and dissertations in the area. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5657. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos