Astronomia e CTS: um panorama das teses e dissertações da área
Astronomy and CTS: an overview of theses and dissertations in the area
Resumo
O ensino de Astronomia pode levar à compreensão da natureza como um processo dinâmico em relação à sociedade, o que possibilita uma educação mediada pelas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir dessa relação, questiona-se: Como tem sido desenvolvidas pesquisas no campo da Astronomia e CTS? Assim, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, a fim de analisar o que tratam as teses e dissertações nessa temática, com o objetivo obter um panorama das produções científicas desenvolvidas na área. Foram utilizados todos trabalhos com enfoque em CTS presentes no Banco de Teses e Dissertações em Educação em Astronomia (BTDEA), da UFSCAR. Foram submetidas à uma análise descritiva 26 trabalhos. Os resultados obtidos demonstram crescimento no número de produções entre 2008 e 2018, bem como uma variedade de metodologias e conteúdos de Astronomia abordados.
Palavras-chave: Astronomia; Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Panorama.
Abstract
The teaching of Astronomy can lead to the understanding of nature as a dynamic process in relation to society, which enables an education mediated by the relations between Science, Technology and Society (STS). Based on this relationship, it is asked: How has research been developed in the field of astronomy and CTS? Therefore, a "state of knowledge" research was carried out in order to analyze the theses in this theme, with the objective of obtaining an overview of the scientific productions developed in the area. It was used all the works focusing on STS present in the Bank of Theses and Dissertations in Astronomy Education (BTDEA) of UFSCAR. Twenty-six works were submitted to descriptive analysis. The results show an increase in the number of productions from 2008 to 2018, as well as a variety of astronomy methodologies and contents addressed.
Keywords: Astronomy; Science-Technology-Society (STS); Overview.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 186
- pdf downloads: 106