A implantação do curso normal e a formação de professores primários no município de Casa Nova – Bahia (1961-1977)

The implementation of the normal course and the training of primary school teachers in the municipality of Casa Nova – Bahia (1961-1977)

Autores

Resumo

O artigo analisa a gênese do Curso Normal e o papel por ele desempenhado na formação de professores primários, no município de Casa Nova–BA, no período de 1960 a 1977. A pesquisa, de caráter histórico e documental, reúne um conjunto de fontes constituído por textos legislativos, documentos escolares e fotografias, entre outros. O referencial teórico dialoga com os estudos sobre a educação baiana, entre os quais, Boaventura (1977) e Assis (2000, 2005) e Ensino Secundário, a partir de Nunes (2000) e Souza (2008). O estudo evidenciou que a implantação do Curso Normal fez parte de uma política pública advinda da demanda social em todo o país.

Palavras-chave: Formação de professores; história da educação; Bahia.

 

 

Abstract

This article analyzes the origin of the Normal Course and the role it played in the training of primary school teachers in the city of Casa Nova – Bahia from 1960 to 1977. This research has a historical and documental character, and it gathers a set of sources composed of legal texts, school documents and photos, among others. The theoretical references dialogue with studies on Bahia state's education, among which, Boaventura (1977) and Assis (2000, 2005), and with the topic of Secondary Education as discussed by Nunes (2000) and Souza (2008). The study showed that the implementation of the Normal Course was part of a public policy arising from social demand throughout the country.

Keywords: Teacher Training; History of Education; Bahia State.

 

 

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Biografia do Autor

Eliana Oliveira Nunes de Azevedo, Universidade de Pernambuco

Mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina (2020).  Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri e graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2003). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do Francisco – Gephesf.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0631-003X   E-mail: elianaazevedo@icloud.com

Virgí­nia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara, 2013), mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008). Professora Associada da Universidade de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (campus Petrolina) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (campus Mata Norte. Líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do Francisco – Gephesf.                                                                                         

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2634-1474   E-mail: virginia.avila@upe.br

 

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Publicado

07/04/2023
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Como Citar

OLIVEIRA NUNES DE AZEVEDO, E.; ÁVILA, V. P. da S. de. A implantação do curso normal e a formação de professores primários no município de Casa Nova – Bahia (1961-1977): The implementation of the normal course and the training of primary school teachers in the municipality of Casa Nova – Bahia (1961-1977). Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5650. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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Artigos