Desafios e possibilidades do estágio curricular supervisionado no ensino remoto

Challenges and possibilities of the supervised curricular internship in remote teaching

Autores

Resumo

Objetiva-se discutir os desafios e possibilidades acerca do Estágio Curricular Supervisionado durante o período do Ensino Remoto em curso de formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais - Curso Normal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa descritiva. Os dados foram coletados de fevereiro a maio de 2021 por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas on-line, com 16 alunos-docentes de uma escola pública do interior do RS. Para tratamento dos dados utilizou-se Análise Textual discursiva-ATD, tendo como referencial teórico Moraes e Galiazzi. Os alunos-docentes entrevistados afirmaram que a tecnologia foi muito importante e possibilitou a realização do ECS no Ensino Remoto. A relação com os alunos-docentes, mesmo que no Estágio Remoto, foi ressaltada como positiva, mas a dificuldade de acesso à plataforma por muitos alunos-docentes foi apontada pelos alunos-docentes.

Palavras-Chave: Aluno-docente; Curso Normal; Docência.

 

Abstract                                                                                                                                       

The objective is to discuss the challenges and possibilities about the Supervised Curricular Internship during the period of Remote Teaching in the training course of Teachers of Early Childhood Education and Early Years - Normal Course. This is a descriptive qualitative study. Data were collected from February to May 2021 through semi-structured interviews conducted on-line, with 16 student teachers from a public school in the interior of RS. Discursive Textual Analysis-ATD was used for data treatment, having Moraes and Galiazzi as a theoretical framework. The student-teachers interviewed stated that technology was very important and made it possible to carry out ECS in Remote Teaching. The relationship with the student-teachers, even in the Remote Internship, was highlighted as positive, but the difficulty of accessing the platform, by many student-teachers, was pointed out by the student-teachers.

Keywords: Student-teachers; Normal Course; Teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alecia Saldanha Manara, Universidade Federal do Pampa

Psicóloga, Doutoranda PPG Educação em Ciências Universidade Federal do Pampa- Unipampa campus Uruguaiana. E-mail: aleciamanara.aluno@unipampa.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2554-9502

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa- Unipampa

Docente Universidade Federal do Pampa- Unipampa campus Uruguaiana E-mail: maramarzari@unipampa.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8235-1514

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa- Unipampa

Docente Universidade Federal do Pampa- Unipampa campus Uruguaiana E-mail: raquelruppenthal@unipampa.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1301-4260

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • pdf downloads: 89

Como Citar

SALDANHA MANARA, A.; BONINI MARZARI, M. R.; RUPPENTHAL, R. Desafios e possibilidades do estágio curricular supervisionado no ensino remoto: Challenges and possibilities of the supervised curricular internship in remote teaching . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5635. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos