Dificuldades de aprendizagem de uma aluna com síndrome de down: Estudo de Caso do 5º ano, no município de Capanema-Pa

Learning difficulties of a student with down syndrome: Case Study of the 5th grade, in the municipality of Capanema-Pa

Autores

Resumo

O presente artigo dialoga sobre o processo de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down no âmbito de uma escola pública do município de Capanema-Pa. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar a prática docente e seu planejamento, no que tange a elaboração de conteúdos utilizados em sala de aula, bem como, as dificuldades encontradas na realidade educacional da referida estudante. Em seguimento aos aportes teóricos, foram utilizados os textos de Libâneo (2004), Cortella (2017), Marchesi (2004) Salamanca (1994), assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 1996). A metodologia desse estudo é centrada na pesquisa bibliográfica, com atuação em campo, de cunho descritiva – qualitativa. Em suma, destaca-se como eixo de discussão a inclusão no contexto educacional atrelada às metodologias de ensino centradas nas necessidades do aluno.

Palavras-chave: Inclusão; Síndrome de Down; Ensino-Aprendizagem

Abstract:

This article discusses the theme of inclusion according to the student's integration bias in the school environment. In this sense, this research aims to analyze the teaching practice and its planning of the contents used in the classroom, as well as the difficulties encountered in the student’s reality with Down Syndrome at a school located in the municipality of Capanema, Pará. Following the theoretical contributions, texts by Libâneo (2004), Cortella (2017), Marchesi (2004), Salamanca (1994) were used, as well as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 1996). The methodology of this study is centered on bibliographic research, with field work, of a descriptive - qualitative nature. In short, inclusion in the educational context, linked to teaching methodologies centered on the student's needs, stands out as an axis of discussion.

Keywords: Inclusion; Down Syndrome; Teaching-Learning.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlen Maia de Melo, SEMED

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia – (PPGEAA/UFPA). Graduado em Letras Língua Portuguesa (UFPA/Castanhal). Graduado em Pedagogia (UNOPAR/Castanhal). E-mail:  arlen.maia@outlook.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9599-6220

Rosalva do Rosário Maia, Secretaria Municipal de Educação

Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNIFAEL). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pan-Americana (FPA/Capanema). E-mail: rosalvazalva@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8941-8187

Ciane Silva Neves, Faculdade Pan-Americana

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pan-Americana (FPA/Capanema). E-mail: cianesilvaneves1702@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2716-7156

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 71
  • pdf downloads: 36

Como Citar

MAIA DE MELO, A.; MAIA, R. do R.; NEVES, C. S. Dificuldades de aprendizagem de uma aluna com síndrome de down: Estudo de Caso do 5º ano, no município de Capanema-Pa: Learning difficulties of a student with down syndrome: Case Study of the 5th grade, in the municipality of Capanema-Pa. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5613. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos