Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrativa e plágio nos tempos da cultura digital
Publicar, aparecer o perecer: productivismo académico, investigación administrativa y plagio en los tiempos de la cultura digital
Resumo
Este escrito apresenta a resenha da obra “Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrativa e plágio nos tempos da cultura digital”, de autoria de Lucídio Bianchetti, Antônio A. S. Zuin e Obdália Ferraz. Trata-se da primeira edição do livro, publicada pela Editora EDUFBA. Com 203 páginas, a obra faz uma análise sobre as exigências de publicação enfrentadas pela comunidade acadêmica, bem como as implicações negativas que os excessos de tal exigência podem gerar para os pesquisadores e suas pesquisas. O livro se divide em três grandes capítulos. O primeiro deles faz um recorrido histórico da pós-graduação no Brasil e de como o problema central tratado na obra se desenvolveu. O segundo capítulo traz a discussão para os tempos atuais, marcados pela cultura digital. Finalmente, o terceiro capítulo reforça a ideia de que a quantidade tem ocupado o lugar da qualidade.
Palavras-chave: Educação; Produção acadêmica; Publicação.
Resumen
Este escrito presenta una revisión de la obra “Publicar, aparecer o perecer: productivismo académico, investigación administrativa y plagio en los tiempos de la cultura digital”, de Lucídio Bianchetti, Antônio A. S. Zuin y Obdália Ferraz. Esta es la primera edición del libro, publicado por Editora EDUFBA. Con 203 páginas, el trabajo analiza los requisitos de publicación que enfrenta la comunidad académica, así como las implicaciones negativas que los excesos de tal requisito pueden generar para los investigadores y sus investigaciones. El libro se divide en tres grandes capítulos. El primero hace un recorrido histórico de los estudios de posgrado en Brasil y cómo se desarrolló el problema central tratado en el trabajo. El segundo capítulo trae la discusión a los tiempos actuales, marcados por la cultura digital. Finalmente, el tercer capítulo refuerza la idea de que la cantidad ha tomado el lugar de la calidad.
Palabras clave: Educación; Producción académica; Publicación.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 282
- pdf downloads: 192
- Visualizações do Artigo 282
- pdf downloads: 0