O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades e Superdotação: uma análise da função social da escola

Specialized Educational Assistance for Students with High Abilities and Giftedness: an analysis of the social function of the school

Autores

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre a função social da escola para o desenvolvimento de alunos com Altas Habilidades e Superdotação, com o objetivo de compreender como se dão as intervenções pedagógicas para as especificidades no Atendimento Educacional Especializado. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados teóricos da abordagem Histórico-Cultural, como Vygotsky (1989) e Leontiev (1978). Embora o debate sobre as Altas Habilidades/Superdotação não seja recente, pouco é abordado sobre o tema, tanto que a literatura científica apresenta diferentes conceitos e existem lacunas na formação docente para atendimento desses alunos. A educação inclusiva é um processo complexo, que depende de fatores distintos, mas que interagem. Para buscar uma educação de qualidade e a supressão do preconceito, é necessário que a sociedade e seus setores atuem de maneira coesa, buscando a igualdade social.

Palavras-chave: Educação; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão.

 

Abstract

This is a research on the social function of the school for the development of students with High Abilities and Giftedness, with the objective of understanding how pedagogical interventions are given for the specificities in Specialized Educational Assistance. For the development of the study, theorists of the Historical-Cultural approach were used, such as Vygotsky (1989) and Leontiev (1978). Although the debate on High Abilities/Giftedness is not recent, little is addressed on the subject, so much so that the scientific literature presents different concepts and there are gaps in teacher training to serve these students. Inclusive education is a complex process that depends on different but interacting factors. To seek quality education and suppression of prejudice, it is necessary that society and its sectors act in a cohesive way, seeking social equality.

Keywords: Education; Specialized Educational Service; Inclusion.

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Biografia do Autor

Vanessa Freitag de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia (2007) e Filosofia (2016), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação a Distância (2011), História: Cultura, Economia e Política (2012) e em Atendimento Educacional Especializado (2016). Mestre em Educação (2010), mestre em Filosofia (2021) e doutora em Educação (2018), pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP-UEM). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2003-9896. E-mail: vfaraujo2@uem.br.

Gabriely Silveira Nogueira, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga (2022), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduanda em Arteterapia, Musicalização e Contação de Histórias no Ambiente Escolar (Instituto Rhema). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2246-3300. E-mail: silveiragabriely10@gmail.com.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

FREITAG DE ARAUJO, V.; SILVEIRA NOGUEIRA, G. O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades e Superdotação: uma análise da função social da escola: Specialized Educational Assistance for Students with High Abilities and Giftedness: an analysis of the social function of the school. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5558. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos