Práticas pedagógicas com os princípios da educação do campo: um estudo de caso na Escola Vovó Vina em Santa Rita-PB
Pedagogical practices with the principles of fiel education: a case study at Vovó Vina School in Santa Rita-PB
Resumo
O artigo versa sobre o resultado de uma pesquisa de mestrado que se insere no contexto das lutas dos sujeitos do campo, estes, historicamente excluídos dos direitos sociais, sendo um deles, o direito à Educação do Campo. A referente pesquisa teve como lócus a Escola Vovó Vina. Nesta, buscou-se analisar as práticas pedagógicas e as aproximações com os princípios da Educação do Campo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada: realizada com 3 (três) professores, 1 (uma) supervisora e 1 (uma) gestora da citada escola. Quanto aos resultados desta pesquisa, destacaram-se os elementos da Educação do Campo que se aproximam e se distanciam das práticas pedagógicas da escola, pontua-se, neste caso, a ausência de um elemento fundamental, que é a criticidade nesse processo.
Palavras-chave: Educação do Campo; Práticas pedagógicas; Escola do campo.
Abstract
The article deals with the result of a master's research that is inserted in the context of the struggles of countryside subjects who were historically excluded from social rights, one of them being the right to Countryside Education. The referent research had as locus the Vovó Vina School, in which we sought to analyze its pedagogical practices and the approximations with the principles of Countryside Education. As a methodological part, the research is qualitative in nature, having as data collection instruments the participant observation and semi-structured interview with 3 (three) teachers, 1 (one) supervisor and 1 (one) manager of the mentioned school. As a result of this research, we visualize the elements of Countryside Education that approach and distance themselves in the pedagogical practices of the school, we point out the case of the absence of a fundamental element, which is the criticality in this process.
Keywords: Countryside Education; Pedagogical practices; Field school.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 119
- pdf downloads: 99