Práticas pedagógicas com os princípios da educação do campo: um estudo de caso na Escola Vovó Vina em Santa Rita-PB

Pedagogical practices with the principles of fiel education: a case study at Vovó Vina School in Santa Rita-PB

Autores

  • Ladjane Fidelis Felinto Bizerra ladjanee@hotmail.com
    UFPB
  • Maria do Socorro Xavier Batista socorroxbatista@gmail.com
  • Jislayne Fidelis Felinto jislayne_22@hotmail.com

Resumo

O artigo versa sobre o resultado de uma pesquisa de mestrado que se insere no contexto das lutas dos sujeitos do campo, estes, historicamente excluídos dos direitos sociais, sendo um deles, o direito à Educação do Campo. A referente pesquisa teve como lócus a Escola Vovó Vina. Nesta, buscou-se analisar as práticas pedagógicas e as aproximações com os princípios da Educação do Campo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada: realizada com 3 (três) professores, 1 (uma) supervisora e 1 (uma) gestora da citada escola.  Quanto aos resultados desta pesquisa, destacaram-se os elementos da Educação do Campo que se aproximam e se distanciam das práticas pedagógicas da escola, pontua-se, neste caso, a ausência de um elemento fundamental, que é a criticidade nesse processo.

Palavras-chave: Educação do Campo; Práticas pedagógicas; Escola do campo.

 

Abstract

The article deals with the result of a master's research that is inserted in the context of the struggles of countryside subjects who were historically excluded from social rights, one of them being the right to Countryside Education. The referent research had as locus the Vovó Vina School, in which we sought to analyze its pedagogical practices and the approximations with the principles of Countryside Education. As a methodological part, the research is qualitative in nature, having as data collection instruments the participant observation and semi-structured interview with 3 (three) teachers, 1 (one) supervisor and 1 (one) manager of the mentioned school. As a result of this research, we visualize the elements of Countryside Education that approach and distance themselves in the pedagogical practices of the school, we point out the case of the absence of a fundamental element, which is the criticality in this process.

Keywords: Countryside Education; Pedagogical practices; Field school.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ladjane Fidelis Felinto Bizerra , UFPB

Pedagoga, Mestre em Educação e Supervisora Escolar no município de Santa Rita-PB. E-mail: ladjanee@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4630-0848

 

Maria do Socorro Xavier Batista

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). E-mail:  socorroxbatista@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7202-1041

Jislayne Fidelis Felinto

 

Pedagoga, Mestre em Educação e doutoranda em educação pela Universidade Federal da Paraíba. e-mail: jislayne_22@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7138-4932

Downloads

Publicado

06/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 119
  • pdf downloads: 99

Como Citar

FIDELIS FELINTO BIZERRA , L.; XAVIER BATISTA , M. do S.; FIDELIS FELINTO, J. Práticas pedagógicas com os princípios da educação do campo: um estudo de caso na Escola Vovó Vina em Santa Rita-PB : Pedagogical practices with the principles of fiel education: a case study at Vovó Vina School in Santa Rita-PB. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5544. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos