Percepções de egressos de um curso de especialização acerca da formação e atuação com alunos público-alvo da educação especial

Perceptions of graduates of a specialization course about training and working with students target audience of special education

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções de egressos de uma pós-graduação de nível lato sensu em Atendimento Educacional Especializado sobre a formação e a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada da Paraíba. Este artigo apresenta parte das entrevistas semiestruturadas realizadas com seis egressos pelo Google Meet. Os relatos gravados foram transcritos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os egressos buscaram o curso frente aos desafios da atuação e dois não têm formação superior para a docência. Eles percebem a importância da atuação para o desenvolvimento dos alunos, mas parte não recebem apoio ou não se articulam com outros profissionais do contexto escolar.

Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Formação de professores.

 

Abstract

The objective of the research was to analyze the perceptions of graduates from a lato sensu postgraduate course in Specialized Educational Assistance on the training and performance of the Specialized Educational Assistance teacher in the teaching-learning process of target-audience students of Special Education. A case study was carried out in a private higher education institution in Paraíba. This article presents part of the semi-structured interviews carried out with six graduates by Google Meet. The recorded reports were transcribed and analyzed using Content Analysis. The results showed that the graduates sought the course in the face of the challenges of acting and two do not have higher education for teaching. They realize the importance of acting for the development of students, but some do not receive support or articulate with other professionals in the school context.

Keywords: Special Education; Specialized Educational Service; Teacher training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Correia Vidal Ataíde, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4172-1923. E-mail: profesorajanaina@gmail.com

Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba

Docente do departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0294-0501. E-mail: munique@ce.ufpb.br

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 33

Como Citar

CORREIA VIDAL ATAÍDE, J.; MASSARO, M. Percepções de egressos de um curso de especialização acerca da formação e atuação com alunos público-alvo da educação especial: Perceptions of graduates of a specialization course about training and working with students target audience of special education. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5533. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos