Percepções de egressos de um curso de especialização acerca da formação e atuação com alunos público-alvo da educação especial
Perceptions of graduates of a specialization course about training and working with students target audience of special education
Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções de egressos de uma pós-graduação de nível lato sensu em Atendimento Educacional Especializado sobre a formação e a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada da Paraíba. Este artigo apresenta parte das entrevistas semiestruturadas realizadas com seis egressos pelo Google Meet. Os relatos gravados foram transcritos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os egressos buscaram o curso frente aos desafios da atuação e dois não têm formação superior para a docência. Eles percebem a importância da atuação para o desenvolvimento dos alunos, mas parte não recebem apoio ou não se articulam com outros profissionais do contexto escolar.
Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Formação de professores.
Abstract
The objective of the research was to analyze the perceptions of graduates from a lato sensu postgraduate course in Specialized Educational Assistance on the training and performance of the Specialized Educational Assistance teacher in the teaching-learning process of target-audience students of Special Education. A case study was carried out in a private higher education institution in Paraíba. This article presents part of the semi-structured interviews carried out with six graduates by Google Meet. The recorded reports were transcribed and analyzed using Content Analysis. The results showed that the graduates sought the course in the face of the challenges of acting and two do not have higher education for teaching. They realize the importance of acting for the development of students, but some do not receive support or articulate with other professionals in the school context.
Keywords: Special Education; Specialized Educational Service; Teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 62
- pdf downloads: 33