Narrativas de professores que trabalham com Educação Especial
Narratives of teachers working with special education
Resumo
Resumo
Este artigo apresenta narrativas de 10 professores que trabalham com estudantes público alvo da educação especial sobre Projeto Político Pedagógico. Tem uma abordagem qualitativa, tendo em vista o processo de investigação. Para a realização da pesquisa, utilizou-se de entrevistas semi estruturada, com o objetivo de buscar identificar por meio das narrativas dos professores se eles conhecem o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição em que eles trabalham, como a Educação Especial é proposta nele. Por meio da escuta cuidadosa dos professores entrevistados, constatamos que os professores manifestam preocupação com a ausência do debate sobre o Projeto Político-Pedagógico, observamos também que foi mencionada a ausência da participação do coletivo de profissionais na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, além de ter sido sinalizado que ele é pensado por um grupo específico. Nesse sentido, o PPP não pode ser um documento apenas burocrático e de gaveta, mas deve ser a tradução dos anseios de uma escola, da comunidade, da diversidade, da inclusão, fazer parte do dia a dia da escola.
Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Projeto Político Pedagógico.
Abstract: This article presents narratives from 10 teachers who work with Special Education Target Audience students on a Pedagogical Political Project. To carry out the research, semi-structured interviews were used, with the objective of seeking to identify through the teachers' narratives if they know the Pedagogical Political Project (PPP) of the institution where they work, as Special Education is proposed in it. . Through the careful listening of the teachers interviewed, we found that the teachers expressed concern about the lack of debate on the Political-Pedagogical Project, we also observed that the absence of the participation of the collective of professionals in the elaboration of the Political-Pedagogical Project of the school was mentioned, in addition to having been signaled that it is thought by a specific group. In this sense, the PPP cannot be just a bureaucratic and drawer document, but must be the translation of the yearnings of a school, the community, diversity, inclusion, to be part of the school's daily life.
Keyword: Special Education; Specialized Educational Service; Pedagogical Political Project.
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