Narrativas de professores que trabalham com Educação Especial

Narratives of teachers working with special education

Autores

  • Sirlane Freitas Lacerda sirlanefreitas@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Dudieste da Bahia
  • Sonia Maria Alves de Oliveira Reis sonia_uneb@hotmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0129-0719

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta narrativas de 10 professores que trabalham com estudantes público alvo da educação especial sobre Projeto Político Pedagógico. Tem uma abordagem qualitativa, tendo em vista o processo de investigação. Para a realização da pesquisa, utilizou-se de entrevistas semi estruturada, com o objetivo de buscar identificar por meio das narrativas dos    professores se eles conhecem o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição em que eles trabalham, como a Educação Especial é proposta nele. Por meio da escuta cuidadosa dos professores entrevistados, constatamos que os professores manifestam preocupação com a ausência do debate sobre o Projeto Político-Pedagógico, observamos também que foi mencionada a ausência da participação do coletivo de profissionais na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, além de ter sido sinalizado que ele é pensado por um grupo específico. Nesse sentido, o PPP não pode ser um documento apenas burocrático e de gaveta, mas deve ser a tradução dos anseios de uma escola, da comunidade, da diversidade, da inclusão, fazer parte do dia a dia da escola.

Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Projeto Político Pedagógico.

 

Abstract:  This article presents narratives from 10 teachers who work with Special Education Target Audience students on a Pedagogical Political Project. To carry out the research, semi-structured interviews were used, with the objective of seeking to identify through the teachers' narratives if they know the Pedagogical Political Project (PPP) of the institution where they work, as Special Education is proposed in it. . Through the careful listening of the teachers interviewed, we found that the teachers expressed concern about the lack of debate on the Political-Pedagogical Project, we also observed that the absence of the participation of the collective of professionals in the elaboration of the Political-Pedagogical Project of the school was mentioned, in addition to having been signaled that it is thought by a specific group. In this sense, the PPP cannot be just a bureaucratic and drawer document, but must be the translation of the yearnings of a school, the community, diversity, inclusion, to be part of the school's daily life.

Keyword: Special Education; Specialized Educational Service; Pedagogical Political Project.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlane Freitas Lacerda, Universidade Estadual do Dudieste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Participa do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculada à Universidade Federal de Viçosa.

ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-4901-1355 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9750508090311033 

E-mail: sirlanefreitas@yahoo.com.br

Sonia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB) e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0129-0719

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9391155498685665

E-mail: sonia_uneb@hotmail.com

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • pdf downloads: 145

Como Citar

FREITAS LACERDA, S.; ALVES DE OLIVEIRA REIS, S. M. Narrativas de professores que trabalham com Educação Especial: Narratives of teachers working with special education. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5530. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)