Desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica de Educação Científica Inclusiva objetivando o protagonismo e autonomia de estudantes com impedimento visual

Development of a didactic-pedagocical proposal for inclusive scientific education aiming at protagonism and autonomy of studants with visual impairment

Autores

  • Roberto da Silva Irineu irineuroberto@cp2.g12.br
    Colégio Pedro II
  • Ruth Maria Mariani Braz ruthmariani@id.uff.br

Resumo

Objetivou-se neste trabalho, o desenvolvimento de uma proposta que consignasse o educando cego como um coprotagonizador de produção de recursos didáticos mediadores do processo ensino-aprendizagem, durante o atendimento no AEE, culminando em suas inserções num programa de Iniciação Científica. Como resultado foi produzida uma Sequência Didática sobre a temática água, tendo como fator subsidiador da cognição, modelos com significação tátil capazes de comunicarem informações sobre aspectos estruturais e fenômenos observados em experimentações. Em tais modelos foram introduzidos recursos digitais para acessibilidade a uma caracterização dos mesmos por audiodescrição, favorecendo consultas autônomas para fins de aprofundamento ou revisão. Finalmente, menciona-se que este projeto inaugura um modelo de Educação Científica Inclusiva, contextualizando ainda os educandos cegos com as TIDCs.

Palavras-chave: Ensino de Biologia; Recursos Didáticos Acessíveis; Inclusão Científico-Tecnológica.

 

Abstract

The objective of this work was to develop a proposal that would assign the blind student as a co-provider of the production of didactic resources that mediate the teaching-learning process, during the service at the AEE, culminating in their insertion in a Cient Initiation program. As a result, it produced a Didactic Se on the subject of water, models with knowledge of significance capable of communicating information about structural factors and phenomena observed in experiments. In such models, audio resources were defined for accessibility of description criteria, being tested by appropriate background tests for accessibility or review purposes. Finally, it is noteworthy that this project inaugurates a model of Inclusive Science Education, contextualizing blind students with TIDCs.

Keywords: Biology teaching; Accessible teaching resources; Scientific-technological inclusion.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto da Silva Irineu, Colégio Pedro II

Possui formação em Ciências Biológicas nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Possui mestrado em Biofísica, programa de Biologia Molecular, e Doutorado em Ciências, ambas as titulações obtidas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ. Além disso, possui título de mestre em Educação Inclusiva pelo Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (UFF).  Atualmente, exerce docência e pesquisa como estatutário no Colégio Pedro II, sendo professor credenciado como orientador no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Vencedor do Prêmio Shell de Educação Científica (2019). E-mail: irineuroberto@cp2.g12.br

 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4917-2949

 

Ruth Maria Mariani Braz

Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação, realizando doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista Lato Sensu em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Apresenta graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . Professora docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e do núcleo de Inclusão Galileu Galilei.  E-mail: ruthmariani@id.uff.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2224-9643

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 180
  • pdf downloads: 53

Como Citar

IRINEU, R. da S.; MARIA MARIANI BRAZ, R. Desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica de Educação Científica Inclusiva objetivando o protagonismo e autonomia de estudantes com impedimento visual: Development of a didactic-pedagocical proposal for inclusive scientific education aiming at protagonism and autonomy of studants with visual impairment . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5528. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos