Problemas na Sala de Aula de Matemática: Propor para ensinar, resolver para aprender

Problems in the Mathematics Classroom: Propose to teach; resolve to learn

Autores

  • Márcio Pironel marcio.pironel@gmail.com
    IFSP
  • Rosineide de Sousa Jucá rosejuca@gmail.com
    UEPA
  • Lourdes de la Rosa Onuchic lronuchic@gmail.com
    UNESP

Resumo

A COVID-19 é mais que uma doença, é um problema a ser resolvido pela sociedade e a resolução de qualquer problema implica na utilização de conhecimento acumulado anteriormente, da busca por problemas correlatos e da escolha de ferramentas, estratégias e procedimentos adequados para atacar o problema. O resultado esperado é a resolução do problema e a construção de novos conhecimentos. A partir dessa analogia, iniciamos uma discussão sobre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Este artigo tem a pretensão de mostrar sua gênese e discutir alguns de seus aspectos mais relevantes.    

Palavras-chave: Resolução de Problemas; Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática; Sala de aula.

Abstract

COVID-19 is more than a disease, it is a problem to be solved by the society and solving any problem implies using previously accumulated knowledge, searching for related problems and choosing appropriate tools, strategies and procedures to attack the problem. The expected result is the resolution of the problem and the construction of new knowledge. From this analogy, we start a discussion about the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving. This article intends to show its genesis and discuss some of its most relevant aspects.

Palavras-chave: Problem Solving; Teaching-Learning-Assessment of Mathematics; Classroom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Pironel, IFSP

Professor Doutor em Educação Matemática. Professor do Instituto Federal de São Paulo – Campus Salto. Email: marcio.pironel@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7360-0571

Rosineide de Sousa Jucá, UEPA

Professora Doutora em Educação Ciências e Matemática. Professora da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria de Educação do Estado do Pará. E-mail: rosejuca@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1386-3388

 

Lourdes de la Rosa Onuchic, UNESP

 

Professora Dra. Em Matemática. Professora da Universidade Estadual Paulista.

Email: lronuchic@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7713-2157

Downloads

Publicado

30/07/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 193
  • pdf downloads: 197

Como Citar

PIRONEL, M. .; DE SOUSA JUCÁ, R. .; ONUCHIC, L. de la R. Problemas na Sala de Aula de Matemática: Propor para ensinar, resolver para aprender: Problems in the Mathematics Classroom: Propose to teach; resolve to learn . Revista Cocar, [S. l.], n. 14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5508. Acesso em: 28 mar. 2024.