Práticas e estratégias pedagógicas em ambiente colaborativo de modelagem matemática

Pedagogical practices and strategies in a collaborative mathematical modeling environment

Autores

  • Roberta Modesto Braga robertabraga@ufpa.br
    UFPA
  • Neuma Teixeira dos Santos neuma.santos@ufra.edu.br
    UFRA
  • Rhômulo Oliveira Menezes rhomulo.menezes4542@escola.seduc.pa.gov.br
    SEDUC/PA

Resumo

Neste artigo são apresentadas três concepções associadas a práticas de pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM) da Universidade Federal do Pará, registrado na plataforma em 2006. Nesse ambiente estão vinculados estudantes e pesquisadores que desenvolvem suas pesquisas em diversas linhas de investigação. O objetivo deste artigo é apresentar práticas de atividades de Modelagem Matemática (MM) fundamentadas nas concepções: contexto de trabalho colaborativo e interações; abordagem multitemática e articulação de saberes; poderes, estratégias e temas matemáticos. No desenvolvimento do texto o leitor perceberá que a MM é heterogênea e na diversidade da região amazônica, e é possível fazer Modelagem em múltiplos cenários e vários níveis de ensino, uma vez que atividades de MM poderão ser desenvolvidas em diferentes configurações práticas e teóricas.

Palavras-chave: Abordagem Multitemática; Modelagem Matemática; Poderes Matemáticos.

 

Abstract 

In this article, three conceptions associated with the practices of researchers linked to the Research Group on Mathematical Modeling (GEMM) of the Federal University of Pará, registered on the platform in 2006 are presented. The objective of this article is to present practices of Mathematical Modeling (MM) activities based on the concepts: collaborative work contexto and interactions; multi-thematic approach and knowledge articulation; Mathematical powers, strategies and themes. In developing the text, the reader will notice that MM is heterogeneous and in the diversity of the Amazon region it is possible to model in multiple scenarios and different levels of education, since MM activities can be developed in diferente practical and theoretical configurations.

Keywords: Multithematic approach; Mathematical Modeling; Mathematical powers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Modesto Braga, UFPA

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (2009) e Doutorado pelo mesmo Programa (2015). Experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Tecnologias. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem na Educação Matemática – GEMM (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/684553)  e Coordenadora do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática - LEMM. Professora Adjunta IV da Faculdade de Matemática, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará. E-mail: robertabraga@ufpa.br.   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3747-5862

Neuma Teixeira dos Santos, UFRA

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas na área de Educação Matemática. Mestre em Engenharia Elétrica. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. É professora Adjunta II da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capanema, coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental (LabGEFA), Membro do Grupo de Pesquisa de Modelagem Matemática (GEMM-UFPA). E-mail: neuma.santos@ufra.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3026-4296

 

 

 

Rhômulo Oliveira Menezes, SEDUC/PA

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática - GEMM. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Temas de pesquisa: Modelagem Matemática; Tecnologias Digitais voltadas para o Ensino de Matemática.

E-mail: rhomulo.menezes4542@escola.seduc.pa.gov.br.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9042-8323

Downloads

Publicado

30/07/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 230
  • pdf downloads: 169

Como Citar

MODESTO BRAGA, R. .; TEIXEIRA DOS SANTOS, N. .; OLIVEIRA MENEZES, R. . Práticas e estratégias pedagógicas em ambiente colaborativo de modelagem matemática: Pedagogical practices and strategies in a collaborative mathematical modeling environment . Revista Cocar, [S. l.], n. 14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5507. Acesso em: 22 dez. 2024.