Investigação matemática: um caminho para o ensino da matemática

Mathematical Research a Pathway to Teaching Mathematics

Autores

  • Rosineide de Sousa Jucá. rosejuca@gmail.com
    UEPA
  • Márcio Pironel marcio.pironel@gmail.com
    IFSP

Resumo

A investigação matemática como proposta metodológica de ensino pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, pois pode fornecer ao professor elementos para desenvolver o espírito investigativo e criativos dos alunos, e a estes o prazer em aprender matemática de forma diferenciada. Muitos estudos têm sido desenvolvidos nos últimos anos sobre a investigação matemática em sala de aula. Assim, o propósito desse trabalho é discorrer sobre a investigação matemática e as contribuições da investigação matemática para o processo de ensino e aprendizagem em matemática. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica, na qual realizamos o levantamento de estudos que discorrem sobre o ensino de matemática por meio da investigação matemática. Tais estudos mostram as vantagens da investigação matemática e sua contribuição para o desenvolvimento matemático dos alunos, assim como o papel do aluno e do professor em uma aula de investigação matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Matemática; Investigação Matemática.

 

Abstract

Mathematical investigation as a methodological teaching proposal can contribute to the teaching and learning process, as it can provide the teacher with elements to develop the students' investigative and creative spirit, and for them the pleasure of learning mathematics in a different way. Many studies have been carried out in recent years on mathematical research in the classroom. Thus, the purpose of this work is to discuss mathematical research and the contributions of mathematical research to the teaching and learning process in mathematics. The methodological path chosen was the bibliographical research, in which we carried out a survey of studies that discuss the teaching of mathematics through mathematical investigation. Such studies show the advantages of mathematical investigation and its contribution to the mathematical development of students, as well as the role of the student and teacher in a mathematical investigation class.Keywords: Mathematics Education; Teaching of Mathematics; Mathematical Research.

Keywords: Mathematics Education; Teaching of Mathematics; Mathematical Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineide de Sousa Jucá. , UEPA

Professora Doutora em Educação, Ciências e Matemática. Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria de Educação do estado do Pará. rosejuca@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1386-3388

Márcio Pironel, IFSP

Professor Doutor em Educação Matemática. Professor do Instituto Federal de São Paulo – Campus Salto. marcio.pironel@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7360-0571

Downloads

Publicado

30/07/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 668
  • pdf downloads: 328

Como Citar

DE SOUSA JUCÁ. , R. .; PIRONEL, M. . Investigação matemática: um caminho para o ensino da matemática : Mathematical Research a Pathway to Teaching Mathematics . Revista Cocar, [S. l.], n. 14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5499. Acesso em: 25 abr. 2024.