(Escre) vivências de educação na trajetória de vida de uma professora aposentada

(Writes) educational experiences in the life trajectory of a retired teacher.

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central trazer reflexões sobre a vivência de uma professora aposentada que teve sua trajetória de vida na educação do ensino infantil e básico. A Pró Lene é professora aposentada, do Recôncavo da Bahia e dedicou toda sua vida à educação básica, sendo professora de Alfabetização e das séries de fundamental I.  e sua trajetória de vida é na educação. Esse artigo se fundamenta em Bourdieu (2000), Evaristo (2008), Freire (1997), hooks (2013) e Louro (1997).  A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, em que os instrumentos e procedimentos técnicos de coleta e análise de dados são: o diário de bordo da referida Professora (Pró Lene) e análises interpretativas e reflexivas das suas escrevivências. Os resultados evidenciaram vivências ao longo de uma vida que potencializam a importância da educação em todos os aspectos da vida humana, mediante um movimento dialético a partir nas suas interações cotidianas, desde os modos de agir e de estar no mundo, simultaneamente, como agentes de reprodução e de transformação social.

Palavras-chave: Trajetória de Vida; Escrevivências; Educação;

 Summary

The main objective of this study is to bring reflections on the experience of a retired teacher who had her life trajectory in early childhood and basic education. Pró Lene is a retired teacher from the Recôncavo da Bahia and has dedicated her entire life to basic education, teaching Literacy and Elementary School I. Her life trajectory is in education. This article is based on Bourdieu (2000), Evaristo (2008), Freire (1997), hooks (2013) and Louro (1997). The research is based on a qualitative approach, of an exploratory nature, in which the instruments and technical procedures for collecting and analyzing data are: the logbook of the aforementioned Professor (Pró Lene) and interpretive and reflective analyzes of her writings. The results showed experiences throughout a life that enhance the importance of education in all aspects of human life, through a dialectical movement from their daily interactions, from the ways of acting and being in the world, simultaneously, as agents of reproduction and social transformation.

Keywords: Life Trajectory; writings; Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deysiene Cruz Silva, Universidade Federal da Bahia

Mulher Preta. Filha de Célia Rita e Antonio Raimundo, do Recôncavo da Bahia. É Assistente Social graduada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Euclides da Cunha (FAEC-Ba) Atualmente assistente social na área sociojurídica junto a Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia. Professora do Ensino superior nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) nas áreas de Serviço Social e Educação. É Aprendiz e Pesquisadora nas áreas de Direitos Humanos e Sociais para indivíduos e grupos vulneráveis, em específico mulheres negras envelhecentes e mulheres negras velhas/ idosas em situação de violência doméstica e (intra)familiar. Possui Especialização nas áreas de Família na Contemporaneidade pela UCSAL e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Pós-Graduanda em andamento na área da Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela (UNEB). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento pela UFBA. É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (PROGEI/UNEB) e do Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento Populacional do Recôncavo - GTENPO da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) na área Envelhecimento Humano e Relações Intergeracionais na Promoção de Saúde.

E-mail:   deysienecruz@hotmail.com      Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6564-8690

 

Patrícia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFBA (2009-2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial - CELLAEE-CUBA/ UEFS-BRASIL (1999 - 2002). Possui graduação em Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia - Faculdade de Educação da Bahia (1991 - 1993). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (1994), atuando no curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pos-graduação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA. É coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Inclusiva (Modalidade EAD). É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva - PROGEI, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE da Universidade Federal da Bahia - UFBA e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica/CAPES. É pesquisadora no Centro de pesquisa educacional e desenvolvimento regional - CPEDR/UNEB. É coordenadora do Fórum sobre Deficiência e Comunidades Indígenas na Universidade do Estado da Bahia. Faz parte da Rede internacional de pesquisa colaborativa em educação e formação de professores de jovens e adultos - Rede BRASILUEJA.

E-mail: patricia@inclusaodahora.com.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8041-1827

Downloads

Publicado

06/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 141
  • pdf downloads: 95

Como Citar

SILVA, D. C.; DA HORA CORREIA, P. C. . (Escre) vivências de educação na trajetória de vida de uma professora aposentada: (Writes) educational experiences in the life trajectory of a retired teacher. Revista Cocar, [S. l.], n. 15, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5494. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos