Linguagens artísticas no ensino superior à procura de um coletivo de produção de conhecimento

Artistic languages in higher education looking for a collective knowledge production

Autores

Resumo

Este artigo utiliza uma estrutura que convida à reflexão através da palavra, da pergunta, da prática, do produto e do prazer. Explora as relações entre linguagens artísticas e narrativas que melhor percepcionam espaços e tempos de aprendizagem no Ensino Superior, sentindo de que forma podem contribuir como ferramenta de investigação.

Apresenta duas experiências realizadas e documentadas de dois Seminários em Universidades em Espanha (2021) e Portugal (2022). Os resultados dos relatos inserem-se em registos científicos, e ambos desenvolvem-se em torno de questões orientadoras utilizando linguagens artísticas como processo metodológico procurando um coletivo de produção do conhecimento.

Palavras-chave: Metodologias baseadas em artes; Ensino superior; Educação Artística

 

 

Abstract

This article uses a structure that invites reflection through the topics: word, question, practice, product and pleasure. It explores the relationships between art based languages and narratives, that better perceive spaces and times of learning in Higher Education, feeling how they can be introduced as a research tool.

It presents two experiences carried out and documented from Seminars at Universities in Spain (2021) and Portugal (2022). The reports results are part of scientific articles, and both are developed around guiding questions by artistic languages as a methodological process looking for a collective knowledge.

Key words: Art Based Research; University; Artistic education

 

Biografia do Autor

Ana Isabel Serra de Magalhães Rocha, Universidade de Lisboa

Aluna de doutoramento em educação artística (2016) pela Universidade de Lisboa, Instituto de Educação e Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Porto, com um corpo de trabalho prático de investigação e experimentação onde reflete sobre O lugar da experiência do livro na mediação educativa e na reflexão epistemológica. Exerceu funções como professora convidada para leccionar Unidades Curriculares na área de educação artística no ano letivo 2021-2022, nos cursos de licenciatura e pós-graduação no Instituto Piaget, Escola Superior de Educação em Almada (Portugal). E-mail: anaserrarocha@gmail.com

ORCID https://orcid.org/0000-0002-0991-9748

Downloads

Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos