O estado do conhecimento em alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o que nos revelam as pesquisas

The state of knowledge in literacy and literacy in Youth and Adult Education (EJA): what research reveals

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura acerca da alfabetização e letramento na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA) e o que as pesquisas tem revelado sobre essa temática. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento Romanowski e Ens (2006), em dois bancos de dados. Posteriormente os dados foram agrupados por categorias e interpretados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, Bardin (1995). Os resultados demonstram a necessidade da formação docente específica para essa área, a relevância do conhecimento dos sujeitos da EJA, a demanda de políticas públicas de valorização e investimento nessa modalidade da Educação Básica. Sobretudo, as discussões apontaram a necessidade de ampliar as investigações a fim de visualizar alternativas para a superação do analfabetismo entre pessoas jovens, adultas e idosas.

Palavras-chave: EJA; Estado do Conhecimento; Alfabetização e Letramento.

 

AbstractThis article aims to present a literature review about literacy and literacy in the Education of Young, Adult and Elderly People (EJA) and what research has revealed on this topic. Methodologically, a survey of the State of Knowledge type, Romanowski and Ens (2006) was carried out in two databases. Subsequently, the data were grouped by categories and interpreted using the Content Analysis technique, Bardin (1995). The results demonstrate the need for specific teacher training for this area, the relevance of knowledge of the subjects of EJA, the demand for public policies to value and invest in this modality of Basic Education. Above all, the discussions pointed to the need to expand investigations in order to visualize alternatives for overcoming illiteracy among young, adult and elderly people.

Keywords: EJA; State of Knowledge; Literacy and Literacy.

 

Biografia do Autor

Cenira Rosa Cechin Skorek, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS Agente Educacional II SEED/PR. Contato: ceniracechin@hotmail.com           https://orcid.org/0000-0001-7233-6783

Adriana Regina Sanceverino, Universidade Federal da Fronteira do Sul

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS, Pós-Doutora em Educação/UFSC e Doutorado em Educação Unisinos . Professora dos Programas de Pós-Graduação Graduação PPGPE e PPGICH/UFFS – Campus Erechim/RS. Contato:adrianarsanceverino@gmail.com  https://orcid.org/0000-0002-7983-140X

Downloads

Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos