Passos de uma formação na diferença: trajetórias produzidas nos atravessamentos do contexto de uma Sala de Recursos Multifuncionais

Steps of a formation in difference: trajectories produced in the crossings of the context of a Multifunctional Resource Room

Autores

Resumo

Esta composição reúne ressonâncias de um caminho investigativo de pesquisa que se ocupou em pensar a relação educativa produzida com estudantes adolescentes considerados pessoas com deficiência no espaço de uma sala de Recursos Multifuncionais numa escola básica no município de São Gonçalo. Suspeitando dos discursos técnicos e normativos que sustentam habitualmente as práticas do atendimento educacional especializado (apenas) como um serviço técnico da área da educação especial, apostamos num caminho outro como possibilidade de criar maneiras singulares de produzir relações educativas entre trajetórias estudantis que não se definem pela norma. Com passos que fogem das lógicas institucionais definidas para este espaço trazemos experiências que nos aconteceram no durante das trajetórias de encontros ensaiando a própria prática na docência como processo de um caminhar entre travessias.

Palavras-chave: Travessias; Práticas; Educação Especial.

 

Abstract

 This composition brings together resonances of an investigative research path that was concerned with thinking about the educational relationship produced with adolescent students considered to be people with disabilities in the space of a Multifunctional Resources room in a basic school in the municipality of São Gonçalo. Suspecting the technical and normative discourses that usually support the practices of specialized educational service (only) as a technical service in the area of ​​special education, we bet on another path as the possibility of creating unique ways of producing educational relationships between student trajectories that are not defined by the norm. . With steps that deviate from the institutional logics defined for this space, we bring experiences that happened to us during the trajectories of meetings rehearsing their own practice in teaching as a process of walking between crossings.

Keywords: Crossings; Practices; Special Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelice Ribetto, UERJ

Doutora em Educação e Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora procientista da mesma instituição. Psicóloga formada pela Universidad Nacional de Córdoba/Argentina. Atua como professora efetiva na Linha Políticas, Direitos e Desigualdades do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais do qual foi coordenadora desde 2016 até 2020. Faz parte do Coletivo "Diferenças e Alteridade na Educação" e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq). ORCID: 0000-0003-1097-4880. E-mail: anelatina@gmail.com.  

Raquel Rosa Reis Monteiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Processos formativos e desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ-FFP. Mestra em Educação também pelo Programa de Pós graduação -UERJ-FFP. Membra do grupo de pesquisa: Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação. Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela mesma Universidade- UFF-. Atua como Professora Orientadora educacional na rede Municipal de Educação de São Gonçalo e como Pedagoga na rede publica Municipal de Niterói. ORCID: 0000-0001-9550-6183. Email: raquel.rosa.reis@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 36
  • pdf downloads: 46

Como Citar

RIBETTO, A.; ROSA REIS MONTEIRO, R. Passos de uma formação na diferença: trajetórias produzidas nos atravessamentos do contexto de uma Sala de Recursos Multifuncionais: Steps of a formation in difference: trajectories produced in the crossings of the context of a Multifunctional Resource Room. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5475. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos