Manuais dos livros de Alfabetização de Jovens e Adultos: indicativos à ação docente

Manuals of Youth and Adult Literacy books: indications for teaching action

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os indicativos à ação docente apresentados nos manuais dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), frente as exigências do Edital do referido programa, buscando analisar como esses indicativos são apresentados nas obras e como podem contribuir com a ação alfabetizadora na EJA. A metodologia de pesquisa pautou-se em análise documental, do Edital do PNLA e do Guia das obras referendadas pelo Edital, seguida de análise de conteúdo (Bardin, 2011) das obras frente a discussão que a ação alfabetizadora requer tendo como referencial teórico, autores que discutem a Alfabetização de Jovens e Adultos, como Freire (1991, 2011), e por referencias dos livros didáticos como Lajolo (1996), Munakata (1999) entre outras discussões pertinentes à formação docente, e as perspectivas pedagógicas apresentadas nos manuais didáticos.

Palavras-chave: Livros Didáticos; Alfabetização de Jovens e Adultos; Formação Docente;

 

Abstract

The purpose of this article is to discuss the indications for teaching action presented in the textbooks of the National Textbook Program for Youth and Adult Literacy (PNLA), in view of the requirements of the Public Notice for the selection of that program, seeking to analyze how these indications they are presented in the works and how they can contribute to literacy action. The research methodology was based on documental analysis, the PNLA Notice and the Guide to the works endorsed by the Notice, followed by content analysis (Bardin, 2011) of the works in view of the discussion that the literacy action requires having as a theoretical reference, authors who discuss the Literacy of Youths and Adults, such as Freire (1991, 2011), and by reference to textbooks such as Lajolo (1996), Munakata (1999) among others discussions pertinent to teacher training, and the pedagogical perspectives presented in didactic manuals for the literacy of young people and adults and their indicative of teaching action.

Key-Works: Didactic Books; Literacy for youth and adults; Teacher Training;

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPR, em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e Educação a Distância pela Faculdade Internacional (Facinter). Atua no Mestrado Profissional em Educação na UFPR com temáticas da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação de Adultos ao longo da vida, Práticas Pedagógicas e Desenvolvimento pessoal e profissional. É professora temporária do Setor de Educação da UFPR, trabalhando com estágios supervisionados. É autora e editora de livros didáticos e paradidáticos e de materiais para ensino a distância (EaD). Tem participação em congressos e simpósios nacionais e internacionais, com trabalhos apresentados em Paris (Sorbonne), Amsterdã e Portugal. Autora organizadora da coletânea Mediação Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, com quatro títulos aprovados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/FNDE) do Ministério de Educação (MEC). Desenvolve pesquisas na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.  anasoek@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-4827-8242 

 

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Currículo e Avaliação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, Doutora em Educação, Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (UFPR), e da Pós-Graduação em Educação da UFPR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere - Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão penal.  Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo – UNIRIO. Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Coordenadora do Eixo EJA e Tecnologias do EPEJA. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas – BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México.  Membro do GT do Observatório Social Saúde em Instituições  Prisionais e Justiça Criminal. sharacemiv@gmail.com ; https://orcid.org/0000-0001-9305-5227

Downloads

Publicado

06/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • pdf downloads: 100

Como Citar

SOEK, A. M.; CHAVES HARACEMIV, S. M. . Manuais dos livros de Alfabetização de Jovens e Adultos: indicativos à ação docente: Manuals of Youth and Adult Literacy books: indications for teaching action. Revista Cocar, [S. l.], n. 15, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5463. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)