Alfabetização de jovens e adultos: a tessitura do conhecimento em diálogo com a educação e a linguística

Alfabetización de jóvenes y adultos: la tesitura del conocimiento en diálogo con la educación y la lingüística

Autores

Resumo

 

As reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) presentes neste artigo foram tecidas do lugar de alfabetizadora, pesquisadora e docente da formação de professores. O objetivo é discutir a tessitura do conhecimento sobre a língua escrita por sujeitos da EJA, utilizando como constructo teórico a interlocução entre áreas da Educação e da Linguística. O corpus utilizado para análise foi constituído de pesquisas qualitativas em classes de alfabetização, que adotaram como procedimentos metodológicos registros e gravações do acompanhamento de atividades e entrevistas com alfabetizadores. Como resultado, foram identificadas as contribuições da Fonologia de Uso (BYBEE, 2001,2016) à compreensão e à qualificação do processo alfabetizador, e enfatizada a importância dos conhecimentos linguísticos para a formação de alfabetizadores.

Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos; Formação de Alfabetizadores; Linguística.

 

Resumen

Las reflexiones acerca de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) presentes en este artículo fueron tejidas del lugar de alfabetizadora, pesquisidora y docente de formación de profesores. El objetivo es discutir la tesitura del conocimiento acerca de la lengua escrita por sujetos de EJA, utilizando como constructo la interlocución entre áreas de Educación y de Lingüística. El corpus utilizado para análisis fue constituido de pesquisas cualitativas en clases de alfabetización, que adoptaron como procedimientos metodológicos registros y grabaciones del acompañamiento de actividades y entrevistas con alfabetizadores. Como resultado, fueron identificadas las contribuciones de la Fonología de Uso (BYBEE, 2001; 2016) a la comprensión y a la calificación del proceso alfabetizador, y enfatizada la importancia de los conocimientos lingüísticos para la formación de alfabetizadores.

Palabras clave: Alfabetización de Jóvenes y Adultos; Formación de Alfabetizadores; Lingüística.

Biografia do Autor

Ana Paula Abreu de Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Investigação Ensino e Extensão de Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/UFRJ). Titular no Conselho de Extensão Universitária da UFRJ. Coordenadora da Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica – EJA. Coordenadora do Programa Integrado da UFRJ para EJA.  Pedagoga (UERJ, 1995); Mestre em Educação (UFF, 2002); Doutora em Linguística (UFRJ, 2009).          E-mail: anapaulaabremoura@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4352-4341

Downloads

Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos