Impacto do Programa Cooperjovem em uma Escola do Município de Pedras de Fogo – PB

Impact of the Cooperjovem Program in a School in the Municipality of Pedras de Fogo - PB

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência do Programa Cooperjovem em uma Escola da rede pública municipal de Ensino Fundamental II, no Município de Pedras de Fogo-PB, junto dos respectivos docentes e discentes. O Programa Cooperjovem, que é estimulado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-SESCOOP, este criado pela Medida Provisória nº 1.715 de 3 de setembro de 1998. O Cooperjovem é um Programa relativamente recente na educação brasileira, tem como base uma metodologia que vivencia os princípios e valores cooperativistas entre educadores e alunos. Para a pesquisa, recorremos a uma abordagem mista. No seu percurso qualitativo, optamos por uma entrevista estruturada, realizada ao gestor escolar e aos professores, que aderiram ao Programa. No seu percurso quantitativo, aplicamos aos alunos um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados comprovam que, embora o Programa Cooperjovem não solucione todos os problemas vivenciados na escola, a sua adesão pela comunidade escolar foi fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizado. Tal permitiu alterar atitudes e comportamentos dos atores envolvidos, ao colocarem em prática os valores e princípios do cooperativismo.

Palavras-chave: Professores; Alunos; Programa Cooperjovem.

 

Abstract

This article aims to analyze the influence of the Cooperjovem Program in a public school of Elementary School II, in the Municipality of Pedras de Fogo-PB, with the respective teachers and students. The Cooperjovem Program, which is stimulated by the National Service for Learning Cooperativism-SESCOOP, created by Provisional Measure nº 1.715 of September 3, 1998. Cooperjovem is a relatively recent Program in Brazilian education, based on a methodology that experiences the cooperative principles and values ​​between educators and students. For the research, we used a mixed approach. In its qualitative path, we opted for a structured interview, carried out with the school manager and the teachers, who joined the Program. In its quantitative course, we applied to students a questionnaire with closed and open questions. The results show that, although the Cooperjovem Program does not solve all the problems experienced at school, its adherence by the school community was fundamental for improving the quality of teaching and learning. This made it possible to change attitudes and behaviors of the actors involved, by putting into practice the values ​​and principles of cooperativism.

Keywords: Teachers; Students; Cooperjovem Program

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Biografia do Autor

Maria José Menezes da Silva, Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo-PB

Mestra em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia, Lisboa-PT (ULHT/PT). Especialização em Política Pública e Contexto Educativo, pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa-Faculdades (CINTEP/PB). Especialização em Ciências Ambientais, pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa- Faculdades (CINTEP/PB). Especialização em Psicologia Escolar da Aprendizagem, pela Fundação Francisco Mascarenhas de Patos-PB (FFM/PB). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática, pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana-PE (FFPG/PE). Professora do Ensino Fundamental I e II, pela Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo-PB.

E-mail: menezes-maria@hotmail.com  ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-2044-5739

 

Alcina Manuela de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto/CeiED Porto - Portugal

Professora Catedrática da Universidade Lusófona do Porto. Diretora do Mestrado em Ciências da Educação e responsável pelo núcleo do Porto do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento). Professora convidada da ULHT nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Educação. É Membro da equipe de investigação do Projeto CERI-OCDE– fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education and teacher education (2018-2022). Membro do Conselho Editorial de revistas em Portugal, Espanha e Brasil, tem várias publicações em revistas científicas nacionais e estrangeira na área da violência doméstica, questões de gênero, das metodologias científicas e da Administração Escolar.

Email: amom@ulp.pt    ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0290-747X.  Ciência ID: 5416-ECBE-008A

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Publicado

22/07/2023
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Como Citar

SILVA, M. J. M. da S.; MARTINS, A. M. de O. Impacto do Programa Cooperjovem em uma Escola do Município de Pedras de Fogo – PB: Impact of the Cooperjovem Program in a School in the Municipality of Pedras de Fogo - PB. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5451. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos