Impacto do Programa Cooperjovem em uma Escola do Município de Pedras de Fogo – PB
Impact of the Cooperjovem Program in a School in the Municipality of Pedras de Fogo - PB
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do Programa Cooperjovem em uma Escola da rede pública municipal de Ensino Fundamental II, no Município de Pedras de Fogo-PB, junto dos respectivos docentes e discentes. O Programa Cooperjovem, que é estimulado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-SESCOOP, este criado pela Medida Provisória nº 1.715 de 3 de setembro de 1998. O Cooperjovem é um Programa relativamente recente na educação brasileira, tem como base uma metodologia que vivencia os princípios e valores cooperativistas entre educadores e alunos. Para a pesquisa, recorremos a uma abordagem mista. No seu percurso qualitativo, optamos por uma entrevista estruturada, realizada ao gestor escolar e aos professores, que aderiram ao Programa. No seu percurso quantitativo, aplicamos aos alunos um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados comprovam que, embora o Programa Cooperjovem não solucione todos os problemas vivenciados na escola, a sua adesão pela comunidade escolar foi fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizado. Tal permitiu alterar atitudes e comportamentos dos atores envolvidos, ao colocarem em prática os valores e princípios do cooperativismo.
Palavras-chave: Professores; Alunos; Programa Cooperjovem.
Abstract
This article aims to analyze the influence of the Cooperjovem Program in a public school of Elementary School II, in the Municipality of Pedras de Fogo-PB, with the respective teachers and students. The Cooperjovem Program, which is stimulated by the National Service for Learning Cooperativism-SESCOOP, created by Provisional Measure nº 1.715 of September 3, 1998. Cooperjovem is a relatively recent Program in Brazilian education, based on a methodology that experiences the cooperative principles and values between educators and students. For the research, we used a mixed approach. In its qualitative path, we opted for a structured interview, carried out with the school manager and the teachers, who joined the Program. In its quantitative course, we applied to students a questionnaire with closed and open questions. The results show that, although the Cooperjovem Program does not solve all the problems experienced at school, its adherence by the school community was fundamental for improving the quality of teaching and learning. This made it possible to change attitudes and behaviors of the actors involved, by putting into practice the values and principles of cooperativism.
Keywords: Teachers; Students; Cooperjovem Program
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