O atendimento pedagógico domiciliar e a organização do trabalho pedagógico

The pedagogical home care and the organization of pedagogical work

Autores

Resumo

O objetivo geral deste artigo é discutir sobre ações promotoras de exclusão, de segregação, de integração ou de inclusão na organização do trabalho pedagógico com estudantes em situação de Atendimento Pedagógico Domiciliar no Distrito Federal.  Trata-se de um estudo com abordagem de pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, mediante entrevista semiestruturada com professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Realizamos a análise dos dados usando a técnica de análise de conteúdo, usamos, também, a ferramenta de análise software Maxqda. Observamos a presença de ações promotoras de exclusão, de segregação e de integração quando o foco eram apenas as características orgânicas e/ou ambientais. Ao mesmo tempo, verificamos ações visando à inclusão, em uma perspectiva que dialoga com pressupostos da Teoria Histórico-Cultural.

Palavras-chave: Atendimento Pedagógico Domiciliar; Educação; Inclusão; Organização do trabalho pedagógico.

 

Abstract

The general aim of this article is to discuss upon of actions that promote exclusion, segregation, integration or inclusion of students under Pedagogical Home Care in the Federal District. The study is based on the qualitative research, exploratory and research through a semi-structured interview with teachers participating in the Pedagogical Home Care of the State Department of Education of the Federal District. Content analysis was performed using Maxqda software. We observed the presence of actions of segregation, exclusion and integration, since looking only at the disability, and/or the health conditions, and/or the context in which it is inserted, the assumptions of the Historical-Cultural Theory allow teachers actions aimed at inclusion.

Keywords: Pedagogical Home Care; Education; Inclusion; Organization of pedagogical work.

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Biografia do Autor

Helma Salla, UnB/FE e SEEDF

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília. Desde 1997 é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1643-7851. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/0344876159855409.

Geraldo Eustáquio Moreira, UnB/FE

Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012) e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ/ProPEd. Professor/Pesquisador da Pós-Graduação do Programa de Educação (PPGE); É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Membro da Diretoria da SBEM Nacional (2019 - 2022). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1455-6646. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8911881624400864.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

SALLA, H.; MOREIRA, G. E. O atendimento pedagógico domiciliar e a organização do trabalho pedagógico: The pedagogical home care and the organization of pedagogical work . Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5435. Acesso em: 4 dez. 2024.

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Artigos