Políticas educacionais frente à pandemia deflagrada pela Covid-19 e as consequências aos docentes do Paraná
Educational policies front the pandemic caused by Covid-19 and the consequences for teachers of Paraná
Resumo
Em 2020, foi decretado pandemia em decorrência da circulação de um novo vírus letal. Para evitar a circulação dele, foi necessário o distanciamento social. Assim, este artigo analisa as iniciativas políticas do governo do Paraná em relação à educação básica durante a pandemia e os impactos dessas disposições aos professores atuantes da rede estadual pública. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Também foram analisados os gastos do Poder Público com o ensino público do Paraná e algumas resoluções fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Constata-se que o uso de recursos tecnológicos na educação básica por meio de programas está, em grande parte, em consonância com a dinâmica do mercado. Conclui-se que esse fato promove o engessamento, a fiscalização e a intensificação da privatização das práticas docentes.
Palavras-chave: Covid-19; Educação básica; Trabalho docente.
Abstract
In 2020, a pandemic was declared due to the circulation of a new lethal virus. To avoid his circulation, social distancing was necessary. Thus, this article analyzes the political initiatives of the government of Paraná in relation to basic education during the pandemic and the impacts of these provisions on teachers working in the public state network. This is a qualitative bibliographic and documentary research. Public spending on public education in Paraná and some resolutions provided by the Paraná State Department of Education were also analyzed. It appears that the use of technological resources in basic education through programs is largely in line with market dynamics. It is concluded that this fact promotes the immobilization, inspection and intensification of the privatization of teaching practices.
Keywords: Covid-19; Basic education; Teaching work.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 228
- pdf downloads: 197