Políticas educacionais frente à pandemia deflagrada pela Covid-19 e as consequências aos docentes do Paraná

Educational policies front the pandemic caused by Covid-19 and the consequences for teachers of Paraná

Autores

  • Jani Alves da Silva Moreira professorajani@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Cindy Mayumi Okamoto Luca lucacindy4@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Leandro Miranda Sincero lesincero@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Em 2020, foi decretado pandemia em decorrência da circulação de um novo vírus letal. Para evitar a circulação dele, foi necessário o distanciamento social. Assim, este artigo analisa as iniciativas políticas do governo do Paraná em relação à educação básica durante a pandemia e os impactos dessas disposições aos professores atuantes da rede estadual pública. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Também foram analisados os gastos do Poder Público com o ensino público do Paraná e algumas resoluções fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Constata-se que o uso de recursos tecnológicos na educação básica por meio de programas está, em grande parte, em consonância com a dinâmica do mercado. Conclui-se que esse fato promove o engessamento, a fiscalização e a intensificação da privatização das práticas docentes.

Palavras-chave: Covid-19; Educação básica; Trabalho docente.

 

Abstract

In 2020, a pandemic was declared due to the circulation of a new lethal virus. To avoid his circulation, social distancing was necessary. Thus, this article analyzes the political initiatives of the government of Paraná in relation to basic education during the pandemic and the impacts of these provisions on teachers working in the public state network. This is a qualitative bibliographic and documentary research. Public spending on public education in Paraná and some resolutions provided by the Paraná State Department of Education were also analyzed. It appears that the use of technological resources in basic education through programs is largely in line with market dynamics. It is concluded that this fact promotes the immobilization, inspection and intensification of the privatization of teaching practices.

Keywords: Covid-19; Basic education; Teaching work.

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Biografia do Autor

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fez estágio de doutoramento sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca. É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3008-0887. E-mail: professorajani@hotmail.com.

Cindy Mayumi Okamoto Luca, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Neuroaprendizem pela Unicesumar e graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI-UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9916-941X. E-mail: lucacindy4@gmail.com.

 

Leandro Miranda Sincero, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade São Braz, Educação Especial com Ênfase em TGD/TEA e Psicomotricidade pelo Grupo Rhema Educação, e graduado em Serviço Social e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Apucarana). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI-UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1272-575X. E-mail: lesincero@hotmail.com.

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

ALVES DA SILVA MOREIRA, J.; OKAMOTO LUCA, C. M.; MIRANDA SINCERO, L. Políticas educacionais frente à pandemia deflagrada pela Covid-19 e as consequências aos docentes do Paraná: Educational policies front the pandemic caused by Covid-19 and the consequences for teachers of Paraná. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5430. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos