Serviços de educação inclusiva de Santo André: concepções de diretores de escola

Inclusive education services in Santo André: the school principals’ conceptions

Autores

Resumo

Este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que analisou as concepções de sete diretoras de escola acerca dos serviços de educação inclusiva do município de Santo André, no ABC Paulista. A pesquisa é de natureza qualitativa e de corte transversal. Os dados primários foram obtidos por meio de uma Roda de Conversa realizada com as diretoras e analisados por meio de leitura crítica. O texto está fundamentado principalmente por meio de políticas regulatórias nacionais (Brasil, 1996; 2008; 2013; 2014; 2015) e internacionais (Unesco, 1990; 1994). Constatou-se que as diretoras conhecem e valorizam os serviços oferecidos pelo Departamento de Educação Inclusiva do município. De um total de dez serviços analisados, a melhor avaliação coube ao Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM); quanto aos recursos humanos, o maior destaque foi atribuído ao Professor Assessor de Educação Inclusiva. Em síntese, os serviços de educação inclusiva de Santo André são bem avaliados e se inserem em políticas públicas de educação.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Diretor de Escola; Políticas públicas de educação; Santo André.

 

Abstract

This text presents the partial results of a research that analyzed the conceptions of seven school directors about inclusive education services in Santo André, in the ABC Paulist region. This is a qualitative and cross-sectional research. The primary data were obtained through a Conversation Circle carried out with the directors and analyzed through critical reading. The text is based mainly on national (Brazil, 1996; 2008; 2013; 2014; 2015) and international (Unesco, 1990; 1994) regulatory policies. It was found that the principals know and value the services offered by the Municipal Department of Inclusive Education. Out of a total of ten services analyzed, the best evaluation went to the Multidisciplinary Educational Service Center (CAEM); as for human resources, the greatest emphasis was attributed to the Advisory Professor of Inclusive Education. In summary, Santo André's inclusive education services are well evaluated and are part of public education policies.

Keywords: Inclusive education; School principal; Public education policies; Santo Andre.

 

 

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6592-3381. E-mail: mirandanonato@uol.com.br.

Sandramara Morando Gerbelli, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Diretora da Gerência de Educação Inclusiva de Santo André-SP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2387-0979. E-mail: sandramaragerbelli@gmail.com.

 

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Publicado

05/02/2023
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Como Citar

MIRANDA, N. A. de; GERBELLI, S. M. Serviços de educação inclusiva de Santo André: concepções de diretores de escola: Inclusive education services in Santo André: the school principals’ conceptions. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5417. Acesso em: 22 dez. 2024.

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