A Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre as práticas de letramentos na Educação Infantil

The Common National curriculum Base: an analysis of literacy practices in early childhood education

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as ações e os caminhos que equipes gestoras e docentes de instituições de Educação Infantil vêm traçando para se apropriar dos letramentos, a partir das modificações curriculares propostas na Base Nacional Comum Curricular /BNCC. A pesquisa é um estudo de caso, com análise qualitativa, cujos dados foram coletados em duas instituições de Educação Infantil, através de um questionário à equipe docente e outro à equipe gestora das escolas. O artigo fundamenta-se a partir dos estudos voltados à formação docente, aos letramentos e aos documentos legais. Os dados apontam que a construção dos letramentos é um processo de transformação constante, assim como as ações que norteiam o fazer docente que priorizem uma prática educativa que promova o protagonismo infantil na busca de uma autenticidade para a prática educativa.

Palavras-chave: Educação Infantil; Letramento Ideológico; Base Nacional Comum Curricular.

 

Abstract

 The objective of this research is to understand the actions and paths that management teams and teachers of early childhood education institutions have been tracing to appropriate literacies, from the curricular changes proposed in the National Curricular Common Base/BNCC (NCCB, in English).  The research is a case study with qualitative analysis, whose data were collected in two Early Childhood Education institutions, through a questionnaire to the teaching staff and another to the management team of the schools. The article is based on studies focused on Teacher Training, literacies and legal documents. The data indicate that the construction of literacies is a process of constant transformation, as well as the actions that guide the teaching practice that prioritize an educational practice that promotes children's protagonism in the search for authenticity for educational practice.

Keywords: Early Childhood Education; Ideological Literacy; Common National Curriculum Base.

 

 

Biografia do Autor

Thais de Oliveira Camejo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Infantil. Especialista em Gestão do Currículo na Formação Docente e Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio grande do Sul – unidade Bagé-RS. Áreas de interesse de pesquisa e estudos voltados, para as infâncias e a Educação Infantil, bem como para o desenvolvimento dos letramentos sociais no âmbito do trabalho desenvolvidos com os discentes da Educação Infantil, e-mail: thaisoliveia.camejo@gmail.com

 ORCID https://orcid.org/0000-0001-9420-2743

Veronice Camargo da Silva, Uninversidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras: área de concentração: Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação PPGED-UERGS. e-mail: veronice-silva@uergs.edu.br

ORCID https://orcid.org/0000-0002-4255-2757  

 

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação PPGED-UERGS.  e-mail:   rochele-santaiana@uergs.edu.br                    

ORCID https://orcid.org/0000-0002-3436-7455  

 

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Publicado

06/12/2022

Edição

Seção

Artigos