Educação digital OnLIFE: uma revisão nos periódicos da área

Digital education OnLIFE: one review in the periodicals of the área

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz ldarroz@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner Rosa Cwerner@upf.br
  • Stella Castilhos Morigi dos Santos stella.castilhos@gmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar, na produção científica brasileira, o que tem sido estudado sobre Educação Digital OnLIFE no Brasil. Para isso, procedeu-se à busca por trabalhos publicados entre o ano de 2013 e o primeiro semestre de 2021 nos periódicos nacionais disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes, Área de Ensino, com estratos A1 até B2, e que contivessem as expressões “educação OnLIFE” e “OnLIFE” no título, nas palavras-chave e/ou no resumo. Seis trabalhos constituíram o corpus da investigação e foram analisados de acordo com os pressupostos de uma pesquisa qualitativa. Os resultados indicam a necessidade de uma educação digital voltada para o paradigma da educação OnLIFE.

Palavras-chave: Ensino híbrido; Educação digital; OnLIFE.

 

Abstract

This work  presents the results of an investigation aimed to identifying, in the brazilian scientific production, what has been studied on digital education OnLIFE in Brazil. For this, we proceed to search for works published between the year 2013 and the first semester of 2021 in the national journals available online in the capes evaluation system, teaching area, with strata A1 to B2, and that contained the expressions "OnLIFE education" and "OnLIFE" in the title, keywords and/or in the abstract. Six works constituted research corpus and were analyzed according  schemes of a qualitative research. The results indicate the need for a digital education on the education paradigm.

Keywords: Blended learning; Digital education; OnLIFE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática (UPF), Licenciado em Física (UFSM), Especialista em Física (UPF), Mestre em Ensino de Física (UFRGS), Doutor em Educação em Ciências (UFRGS), professor da área de Física da Universidade de Passo Fundo, docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo do município de Passo Fundo, RS. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0884-9554. E-mail: ldarroz@upf.br

Cleci Teresinha Werner Rosa

Licenciada em Matemática com habilitação em Física; Especialista em Educação Matemática; Especialista em Ensino de Física; Mestre em Educação (UPF); Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), professora da área de Física da Universidade de Passo Fundo, docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo do município de Passo Fundo, RS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9933-8834. E-mail: cwerner@upf.br.

Stella Castilhos Morigi dos Santos

Licenciada Física (UPF); Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo, docente de Física do Instituto Educacional Girassol do município de Não-Me-Toque, RS. ORCID https://orcid.org/0000-0003-2230-6281. E-mail: stella.castilhos@gmail.com.

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 400
  • pdf downloads: 399

Como Citar

DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W.; SANTOS, S. C. M. dos . Educação digital OnLIFE: uma revisão nos periódicos da área: Digital education OnLIFE: one review in the periodicals of the área. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5382. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos