Ensino Superior em Fisioterapia: os (des)caminhos da construção da docência universitária
Higher Education in Physiotherapy: the (mis)paths in the construction of university teaching
Resumo
A expansão do ensino superior em fisioterapia, ocorrida nos últimos anos, tem suscitado instigantes debates acerca da docência superior. Novos cursos foram ofertados, permitindo o ingresso de fisioterapeutas na docência. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender como os fisioterapeutas constroem sua docência. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, apresentando como método a pesquisa bibliográfica e a de campo por meio de entrevista com cinco professoras fisioterapeutas de um Centro Universitário em Fortaleza. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Esta investigação concluiu que a docência é construída na ação refletida, configurando-se como um processo formativo de natureza social, em que interagem em harmonia as dimensões pessoal, profissional e institucional.
Palavras-chave: Ensino Superior; Formação docente; Fisioterapia.
Abstract
The expansion of higher education in physiotherapy, which has taken place in recent years, has given rise to intriguing debates about higher education. New courses were offered, allowing the entrance of physiotherapists in teaching. In this sense, the aim of this study was to understand how physical therapists build their teaching. Therefore, a qualitative study was carried out, using bibliographical and field research as a method through interviews with five physical therapist teachers from a University Center in Fortaleza. Data analysis was carried out through content analysis. This investigation concluded that teaching is built on reflected action, configuring itself as a training process of a social nature, in which personal, professional and institutional dimensions interact in harmony.
Keywords: Higher Education. Teacher Training. Physiotherapy.
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