Ensino Superior em Fisioterapia: os (des)caminhos da construção da docência universitária

Higher Education in Physiotherapy: the (mis)paths in the construction of university teaching

Autores

Resumo

A expansão do ensino superior em fisioterapia, ocorrida nos últimos anos, tem suscitado instigantes debates acerca da docência superior. Novos cursos foram ofertados, permitindo o ingresso de fisioterapeutas na docência. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender como os fisioterapeutas constroem sua docência. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, apresentando como método a pesquisa bibliográfica e a de campo por meio de entrevista com cinco professoras fisioterapeutas de um Centro Universitário em Fortaleza. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Esta investigação concluiu que a docência é construída na ação refletida, configurando-se como um processo formativo de natureza social, em que interagem em harmonia as dimensões pessoal, profissional e institucional.

Palavras-chave: Ensino Superior; Formação docente; Fisioterapia.

 

Abstract

The expansion of higher education in physiotherapy, which has taken place in recent years, has given rise to intriguing debates about higher education. New courses were offered, allowing the entrance of physiotherapists in teaching. In this sense, the aim of this study was to understand how physical therapists build their teaching. Therefore, a qualitative study was carried out, using bibliographical and field research as a method through interviews with five physical therapist teachers from a University Center in Fortaleza. Data analysis was carried out through content analysis. This investigation concluded that teaching is built on reflected action, configuring itself as a training process of a social nature, in which personal, professional and institutional dimensions interact in harmony.

Keywords: Higher Education. Teacher Training. Physiotherapy.

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Biografia do Autor

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4443-4778. E-mail: maria.marina@uece.br.

Romina Andrea de Arruda Mourão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Coordenadora Geral do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8570-4482. E-mail: romina.mourao@aluno.uece.br.

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestra em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia clínica, institucional e hospitalar (UNICHRISTUS). Graduada em Pedagogia (UECE). Bolsista CAPES em regime de Dedicação Exclusiva. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1786-1339. E-mail: julieta.sales@aluno.uece.br.    

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

DIAS CAVALCANTE, M. M.; DE ARRUDA MOURÃO, R. A. .; FAI SERPA E SALES, M. J. . Ensino Superior em Fisioterapia: os (des)caminhos da construção da docência universitária: Higher Education in Physiotherapy: the (mis)paths in the construction of university teaching . Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5367. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos