Web currículo e a tríade pesquisa-ação-formação

Web Curriculum and Research-Action-Training Triad

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida bbalmeida@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC SP https://orcid.org/0000-0001-5793-2878
  • Lina Maria Gonçalves marialina.mg@gmail.com
    Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Gerlane Romão Fonseca Perrier perrier.gerlane@gmail.com
    Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE). https://orcid.org/0000-0001-7448-8668

Resumo

Os Seminários Web Currículo visam criar um ambiente dialógico de partilha de experiências e de fomento a novas ideias e questões de investigação entre professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores, estudantes e outros profissionais acerca da integração curricular das tecnologias digitais. Este trabalho apresenta resultados da pesquisa qualitativa realizada com participantes das sessões, sobre as contribuições do referido evento na percepção dos participantes. Os depoimentos foram tratados com o apoio do DSCsoft e geraram representações do pensamento coletivo sobre as contribuições do evento para adensar o conceito do web currículo. Os seminários vêm se constituindo como espaços privilegiados para disseminar pesquisas e práticas pedagógicas mediadas pelas Tecnologias Digitais, portanto espaço de formação e concretização de web currículos.

Palavras-chave:  Representações Sociais; Pesquisa qualitativa; Discurso do sujeito coletivo.

 

Abstract:

The Web Curriculum Seminars are intended to create a dialogic environment for sharing experiences and fostering new ideas among teachers at different levels of education, researchers, students and other professionals on the curricular integration of digital technologies. This work presents the results of qualitative research carried out with participants of the sessions, on the contributions of the referred event in the perception of the participants. The statements were processed with the support of DSCsoft and generated representations of collective thinking about the contributions of the event to strengthen the concept of the web curriculum. Seminars have been constituting privileged spaces to disseminate research and pedagogical practices mediated by Digital Technologies, therefore a space for training and implementation of web curricula.

Keywords: Social Representations; Qualitative research; Collective Subject Discourse.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC SP

Livre-docente em Tecnologias em Educação, pela Faculdade de Educação, da PUC-SP. Doutora em Educação: Currículo, com pós-doutorado na Universidade do Minho. Pesquisadora produtividade do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Faculdade de Educação, com pesquisas sobre Tecnologias em Educação. E-mail: bethalmeida@pucsp.br  | Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5793-2878

Lina Maria Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação: currículo. Pedagoga com experiência em todos os níveis de ensino (Infantil – Pós-graduação). Pesquisadora na área de Educação, Currículo e Tecnologias, principalmente nos seguintes temas: Currículo da Educação Básica no Pós-Pandemia; Integração Curricular das TDIC; Educação; Políticas Educacionais; e Formação de Professores. Atualmente é professora efetiva no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais e colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL), da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: lina.goncalves@uemg.br | Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9859-1309

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE).

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora na área de Educação, Currículo e Tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital e do Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital (Laped). Professora e Diretora de Ensino do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: gerlane.perrier@ufrpe.br | Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7448-8668

 

Downloads

Publicado

05/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 483
  • pdf downloads: 386

Como Citar

BIANCONCINI DE ALMEIDA, M. E. .; GONÇALVES, L. M.; ROMÃO FONSECA PERRIER, G. Web currículo e a tríade pesquisa-ação-formação: Web Curriculum and Research-Action-Training Triad. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5267. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)