Letramento e acessibilidade no ensino superior: visões de professores

Literacy and Acessibility in Higher Education: Teacher’s Views

Autores

  • Ana Paula Berberian anaberberian@gmail.com
  • Tania Cazuni Meneghetti taniacazunim@gmail.com
  • Ana Cristina Guarinello ana.guarinello@utp.br

Resumo

Esse trabalho objetivou analisar a visão de docentes quanto à leitura e escrita de alunos no Ensino Superior (ES) sobre expectativas e demandas acadêmicas. Trata-se de um estudo qualitativo. Participaram oito professores de duas instituições do Sul do Brasil. Foi aplicado um roteiro de entrevista com questões sobre condições dos alunos acerca da leitura e escrita de textos pertencentes ao gênero acadêmico. Os resultados indicam que as expectativas dos professores não correspondem à realidade dos alunos e que consideram os alunos  com dificuldades  em relação  a tais gêneros. Fica evidente a necessidade de ampliar o entendimento do professor acerca do papel da linguagem escrita no processo formativo e de sua corresponsabilidade neste processo. Sugerem-se o implemento de estudos e ações institucionais que promovam o acesso e uso dos textos pertencentes ao gênero acadêmico.

Palavras-chave: Letramento; Ensino Superior; Professores.

 

Abstract

This work aimed to analyze the view of teachers regarding the reading and writing of students in Higher Education (HE) above their expectations and academic demands. This is a qualitative study. Eight  teachers  participated from two institutions in the South of Brazil participated. An interview script was applied with questions about the conditions of students regarding the reading and writing of texts belonging to the academic genre. The results indicate that the teachers' expectations do not correspond to the students' reality and that they consider students with difficulties in relation to such genres. It is evident the need to expand teacher's understanding about the role of written language in the learning process and their co-responsibility in this process. It is suggested the need of institutional actions that promote access and use of academic texts.

Keywords: Literacy; University education; teachers.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Berberian

Doutorado em História pela Universidade Católica de São Paulo. Fonoaudióloga. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: anaberberian@gmail.com.  ORCID: 0000-0001-7176-7610

Tania Cazuni Meneghetti

 

 Mestrado em Distúrbios da Comunicaçãopela Universidade Tuiuti do Paraná (TUIUTI); Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste. E-mail: taniacazunim@gmail.com. ORCID: 0000-0002-2268-5544

Ana Cristina Guarinello

 

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná. Fonoaudióloga. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail:  ana.guarinello@utp.br. ORCID: 0000-0002-6954-8811

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Publicado

29/06/2022
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Como Citar

BERBERIAN, A. P. .; CAZUNI MENEGHETTI, T. .; GUARINELLO, A. C. . Letramento e acessibilidade no ensino superior: visões de professores: Literacy and Acessibility in Higher Education: Teacher’s Views. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5260. Acesso em: 3 jul. 2024.