Por que envolver os professores de educação básica nas disciplinas nos cursos de Licenciatura?

Why involve basic education teachers in undergraduate courses?

Autores

Resumo

O estudo tem por objetivo compreender, a partir de falas de professoras da Educação Básica (EB) e licenciandos, as contribuições formativas proporcionadas pela interação desses sujeitos em uma experiência coletiva na disciplina de Prática Pedagógica de Química, em uma universidade pública paulista. As análises ocorreram em diálogo com autores do campo da formação e foi possível depreender que o desenvolvimento do conhecimento profissional docente pode ser beneficiado das interações entre profissionais em formação e em exercício. Os saberes experienciais compartilhados fizeram com que as professoras tivessem a possibilidade de redimensionar suas compreensões e os alunos tivessem acesso a conhecimentos da cultura profissional. Oportunizar espaços na licenciatura para que professores da EB também atuem como formadores e mobilizem saberes experienciais se mostrou formativo para os sujeitos.

Palavras-chave:  Formação de Professores; Conhecimento Profissional Docente; Curso de Licenciatura.

 

Abstract

The study aims to understand, from the speeches of Basic Education (BE) teachers and undergraduate students, the educational contributions provided by the interaction of these subjects in a collective experience in the discipline of Pedagogical Practice of Chemistry, at a public university in São Paulo. The analyzes took place in dialogue with authors from the educational field and it was possible to infer that the development of professional teaching knowledge can benefit from the interactions of professionals in training with professionals in practice. The experiential knowledge shared gave the teachers the possibility to resize their understandings and the students had access to the professional culture knowledge. Providing opportunities in the undergraduate program for BE teachers to also act as trainers and mobilize experiential knowledge proved to be formative for the subjects.

Keywords: Teacher Treining; Professional Teaching knowledge; Undergraduate Courses

 

 

Biografia do Autor

Thiago Antunes-Souza, Unifesp

Licenciado em Química-Licenciatura. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. E-mail: tasouza@unifesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5881-8855

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, UNICAMP

Licenciada em Pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Universidade Estadual de Campinas (GEPEC/UNICAMP). E-mail: renata_bcunha@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5662-8062

Renata Helena Pin Pucci, Unimep

Licenciada em Letras Português-Inglês. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-doutora em Educação pela mesma universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP). E-mail: renata_pucci@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8880-4243

Downloads

Publicado

30/04/2022

Edição

Seção

Artigos