A perspectiva agroecológica na formação do técnico em agropecuária: um estudo de caso na região metropolitana do RJ
Agroecological perspective in academic education of the technical course in agriculture: a case study in the metropolitan region of RJ
Resumo
O ensino técnico agrícola no Brasil, desde a sua concepção, apresentou um viés produtivo-tecnicista voltado às exigências do capital e do poderio local, onde a inserção nos meios acadêmicos, seja escolar ou universitário, pode ser compreendida a partir dos interesses da reprodução política das sociedades e associações de grandes proprietários, produtores e grandes empresas agrícolas. O objetivo do trabalho foi analisar, refletir e discutir como a agroecologia vem sendo construída na formação do Técnico em Agropecuária em duas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizada a metodologia qualiquantitativa dos dados através de questionários, entrevistas e conversas informais com a comunidade escolar. Concluímos que o ensino da agroecologia não é construído em sua totalidade. Considera-se que há necessidade de um projeto pedagógico que favoreça o ensino da desse conteúdo, assim como uma formação continuada com enfoque na educação em agroecologia para os professores.
Palavras-chave: Agroecologia; Educação Profissional; Mudança de Paradigma.
Abstract
Agricultural technical education in Brazil since its conception has presented a productive-technical bias focused on the demands of capital and local government, where the insertion in academic circles, high school or university can be understood in the interests of political reproduction of societies and associations of large owners, producers and large agricultural companies. The aim of this work was to analyze, reflect and discuss how Agroecology has been built in the academic education of the Agricultural Technician in two schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The quantitative and qualitative methodology of the data was used through questionnaires, interviews and informal conversations with the school community. We conclude that the teaching of Agroecology is not built in its entirety. It is considered that there is a need for a pedagogical project that favors the teaching of Agroecology, as well as a continuous training focused on agroecology education for teachers.
Keywords: Agroecology; Agricultural technician; high school
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 77
- pdf downloads: 59