A perspectiva agroecológica na formação do técnico em agropecuária: um estudo de caso na região metropolitana do RJ

Agroecological perspective in academic education of the technical course in agriculture: a case study in the metropolitan region of RJ

Autores

Resumo

O ensino técnico agrícola no Brasil, desde a sua concepção, apresentou um viés produtivo-tecnicista voltado às exigências do capital e do poderio local, onde a inserção nos meios acadêmicos, seja escolar ou universitário, pode ser compreendida a partir dos interesses da reprodução política das sociedades e associações de grandes proprietários, produtores e grandes empresas agrícolas. O objetivo do trabalho foi analisar, refletir e discutir como a agroecologia vem sendo construída na formação do Técnico em Agropecuária em duas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizada a metodologia qualiquantitativa dos dados através de questionários, entrevistas e conversas informais com a comunidade escolar. Concluímos que o ensino da agroecologia não é construído em sua totalidade. Considera-se que há necessidade de um projeto pedagógico que favoreça o ensino da desse conteúdo, assim como uma formação continuada com enfoque na educação em agroecologia para os professores.

Palavras-chave: Agroecologia; Educação Profissional; Mudança de Paradigma.

 

Abstract

Agricultural technical education in Brazil since its conception has presented a productive-technical bias focused on the demands of capital and local government, where the insertion in academic circles, high school or university can be understood in the interests of political reproduction of societies and associations of large owners, producers and large agricultural companies. The aim of this work was to analyze, reflect and discuss how Agroecology has been built in the academic education of the Agricultural Technician in two schools in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The quantitative and qualitative methodology of the data was used through questionnaires, interviews and informal conversations with the school community. We conclude that the teaching of Agroecology is not built in its entirety. It is considered that there is a need for a pedagogical project that favors the teaching of Agroecology, as well as a continuous training focused on agroecology education for teachers.

Keywords:  Agroecology; Agricultural technician; high school

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Pereira de Jesus, Escola técnica estadual agrícola Antônio Sarlo

No ano de 1995 ingressou no curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 2000 na mesma instituição ingressou na graduação no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro foi o início de sua pós-graduação ingressando no curso de mestrado em 2007 e doutorado em 2010 pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal. Em 2016 regressou a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizando o estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. É professora da Escola técnica estadual agrícola Antônio Sarlo. E-mail: nessapjesus@hotmail.com

Orcid: 0000-0001-5726-1680.

Fabiana Cordeiro, Cefet/RJ

Em 2005 se graduou em Licenciatura e bacharelado em Ciências biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. Ingressando em 2006 no mestrado em Microbiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro finalizando em 2008, quando ingressou no doutorado, também em Microbiologia na mesma universidade, finalizando em dezembro de 2012. Atuou como professora substituta em 2013 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e desde 2014 atua como professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: fabiana.cordeiro@cefet-rj.br 

Orcid: 0000-0003-3186-6168.

Downloads

Publicado

12/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 77
  • pdf downloads: 59

Como Citar

PEREIRA DE JESUS, V.; CORDEIRO, F. A perspectiva agroecológica na formação do técnico em agropecuária: um estudo de caso na região metropolitana do RJ: Agroecological perspective in academic education of the technical course in agriculture: a case study in the metropolitan region of RJ. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5194. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos