Discurso visual, livro didático e a Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Edna Ribeiro Ferreira de Lima ednarflima@gmail.com
  • Erenildo João Carlos erenildojc@hotmail.com

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa que teve como objeto de investigação o discurso visual em livro didático de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para este alcance recorreu ao aporte teórico-metodológico da análise arqueológica do discurso proposta por Michel Foucault (2000). Foi analisada uma rede discursiva que orienta a emergência dos textos visuais deste material didático, materializada em um conjunto de normas, livros e trabalhos acadêmicos, tomados como inscrições enunciativas. Através do exame destas fontes, foi possível realizar o procedimento de mapeamento, descrição e análise dos achados enunciativos. Os resultados obtidos demonstraram que o discurso visual investigado apresenta-se articulado a partir de uma trilogia discursiva que envolve os discursos jurídico, didático-pedagógico e epistemológico. Concluiu-se que sob esta ordem discursiva se encontram organizados os enunciados que orientam uma forma particular de falar, escrever e configurar o modo de existência deste objeto na contemporaneidade.

Palavras-chave: discurso visual; livro didático; educação de jovens e adultos.

Visual discourse, textbook and the education for youth and adults

This article approaches a research whose object of investigation was the visual discourse in didactic book of Portuguese language in Youth and Adults Education (known as EJA in Portuguese). It was used the theoretical-methodological support of the archaeological discourse analysis proposed by Michel Foucault (2000). It was analyzed discursive network that guides the emergency of visual texts of this didactic material, embodied in a set of rules, books and academic papers, taken as enunciative inscriptions. By the exam of these sources, it was possible to perform procedures as mapping, description and analysis of enunciative findings. The obtained results demonstrated that the visual discourse investigated presents itself articulated from a discursive trilogy that involves the juridical, pedagogical-didactic and epistemological discourses. It was concluded that in this discursive order are organized the statements that guide a particular way of speaking, writing and configuring the way of existence of this object nowadays.

Keywords: visual discourse; didactic book; youth and adults education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/10/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • PDF downloads: 161

Como Citar

LIMA, E. R. F. de; CARLOS, E. J. Discurso visual, livro didático e a Educação de Jovens e Adultos. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 255–271, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/516. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos