Formação continuada e prática pedagógica de professores de educação física veiculadas na ANPED entre 2011 e 2021

Continuing training and pedagogical practice of physical education teachers broadcast in ANPED between 2011 and 2021

Autores

  • Paulo Roberto Dalla Valle UNOCHAPECÓ

Resumo

O artigo apresenta a análise da produção de conhecimento sobre a formação continuada e a prática pedagógica de professores de educação física, com base nas publicações das reuniões nacionais da Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), vinculadas ao Grupo de Trabalho - GT8 - Formação de Professores, no período de 2011 a 2021, com o objetivo de mapear e analisar as contribuições sobre o tema. O percurso metodológico se alicerçou na análise temática, de natureza qualitativa do material bibliográfico selecionado. Os trabalhos analisados sugerem a importância da formação continuada para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e sua relevância para prática pedagógica. No período desta análise, observou-se a ausência de trabalhos que abordassem especificamente a temática relacionada à educação física, evidenciando a existência de um vasto campo de investigação.

 Palavras-chave: Formação continuada; Produção do conhecimento; Educação física.

 

Abstract

The article presents an analysis of the production of knowledge on continuing education and the pedagogical practice of physical education teachers, based on publications from the national meetings of the National Association for Graduate Studies and Research in Education (ANPED), linked to the Working Group - GT8 - Teacher Training, from 2011 to 2021, with the objective of mapping and analyzing contributions on the subject. The methodological course was based on the thematic analysis, of a qualitative nature, of the selected bibliographic material. The analyzed works suggest the importance of continuing education to improve the teaching-learning process and its relevance to pedagogical practice. During the period of this analysis, there was a lack of works that specifically addressed the theme related to physical education, evidencing the existence of a vast field of investigation.

Keywords: Continuing education; Knowledge production; Physical education.

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle , UNOCHAPECÓ

Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atualmente é bolsista da FAPESC. Mestre em Educação pela UNOCHAPECÓ. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4075-7150

E-mail: paulodallavalle@unochapeco.edu.br

 

Downloads

Publicado

04/05/2022

Edição

Seção

Artigos