Escolarização básica e emancipação humana no sertão alagoano: em debate a qualidade política da educação

Autores

  • Valci Melo valcimelo@hotmail.com

Resumo

O presente trabalho analisa a qualidade política da escolarização básica, identificando os limites e as possibilidades de contribuição desta para a superação da forma de sociabilidade capitalista. Para fazer frente a tal desafio, procedeu-se a um estudo de caso realizado numa escola da rede pública estadual situada na região do Sertão Alagoano a partir do qual, constatou-se que as precárias condições de formação e exercício da profissão dos trabalhadores em educação constituem limites estruturais da escola básica. Por fim, concluiu-se que, apesar desses limites, considerando-se o fato de que se trata de uma luta de classes, existem possibilidades, embora não dominantes, para a realização de "atividades educativas que apontem no sentido da emancipação"."

Palavras-chave: Escolarização Básica. Sertão Alagoano. Projeto societário."

Basic schooling and human emancipation in the backwoods of alagoas: at issue the political quality of the education

This paper analyzes the political quality of basic education, identifying the limits and possibilities of this contribution to overcoming the capitalist form of sociability. To meet this challenge, one proceeded with a case study in a public school located in the region of Backwoods of Alagoas from which it was found that the precarious training and the profession of workers in education are structural limits of Basic school. Finally, it was concluded that, despite these limits, considering the fact that it is a class struggle, there are possibilities, though not dominant, for conducting "educational activities that point towards emancipation."

Keywords: Basic Schooling. Alagoano backwoods. Societal project.

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Publicado

01/10/2015
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Como Citar

MELO, V. Escolarização básica e emancipação humana no sertão alagoano: em debate a qualidade política da educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 219–234, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/514. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos