Práticas Pedagógicas e inclusão escolar na educação básica
Resumo
Este estudo discute os resultados de duas pesquisas (CAMPOS, 2013; RIBEIRO; WERNECK, 2014), realizadas em um mesmo município do sul do estado de Minas Gerais, que tiveram como foco a prática pedagógica desenvolvida por professores da Educação Básica junto a alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados das pesquisas evidenciaram barreiras à aprendizagem escolar dos alunos, como o elevado número de estudantes por sala e a ausência da LIBRAS, como também indicaram a necessidade de reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas, por exemplo, em relação ao atendimento individualizado e à avaliação da aprendizagem. As conclusões das duas pesquisas, que podem ser estendidas para outras realidades, sugerem que é preciso repensar o caráter pedagógico das ações e propostas que vêm sendo desenvolvidas no processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais considerando-se, para tal, os diferentes aspectos envolvidos, entre os quais as condições de trabalho do professor e os investimentos em formação profissional continuada.
Palavras-chave: inclusão escolar; necessidades educacionais especiais; práticas pedagógicas.
Pedagogical practices and school inclusion in basic education: considerations
This study presents and discusses the results of two researches (CAMPOS, 2013; RIBEIRO; WERNECK, 2014), performed in the same city in the south of Minas Gerais, whose focus was the pedagogical practice developed by Basic Education teachers with students with special educational needs. The analysis showed aspects that represented barriers to the school learning of the students, such as the high number of students per class and / or the absence of LIBRAS in the school environment, and too indicated the need for reflection on the pedagogical practices carried out, for example, regarding individualized care and assessment of learning. The findings of the two surveys, which can be extended to other realities, suggest that we need to rethink the pedagogical nature of the actions and proposals that have been developed in the process of school inclusion of students with special educational needs, considering the different aspects involved, including working conditions given to the teacher and the investment in continuing professional training.
Keywords: school inclusion; special educational needs; pedagogical practices.
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