Educação superior como campo emergente e a evasão estudantil

Autores

  • Pricila Kohls dos Santos pricilas@terra.com.br
    PUC-RS
  • Beatriz Diconca beatriz.diconca1@gmail.com
    Universidad de la República - UDELAR

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os contextos que envolvem a Educação Superior como campo emergente, buscando investigar a importância de estudos e ações em relação ao abandono e permanência estudantil nas universidades. Oferece ao leitor um breve panorama da Educação Superior, ao apresentar o contexto da influência, da produção e da prática (Stephen Ball e Richard Bowe (1992 e 1994), à luz do abandono e permanência estudantil nas instituições de Educação Superior. Neste sentido, estabelece um paralelo entre políticas públicas (Brasil) e políticas autônomas institucionais (Udelar/Uruguai). A oferta de cursos e vagas na Educação Superior tem sido crescente nos últimos anos, muito impulsionada pela economia global. Para tal, apresenta-se o contexto da influência da Educação Superior segundo os organismos internacionais. Posteriormente, é apresentado o contexto da produção em que se encontram as Políticas Públicas para Educação Superior no Brasil e a visão de Políticas Autônomas a partir da Universidad de la República do Uruguai. No terceiro capítulo, é exemplificado o contexto da prática a partir da análise de produções científicas da III CLABES (Tercera Conferencia sobre el Abandono en la Educación Superior) relacionadas à políticas e ações para conter o abandono estudantil e reter os estudantes a partir de ações para a permanência.

Palavras-chave: Educação Superior. Abandono. Permanência."

Higher education as an emerging field and student evasion"

This article presents a reflection on the contexts that involve higher education as an emerging field in order to investigate the importance of studies and actions in relation to abandonment and student permanence at universities. It offers the reader a brief overview of Higher Education, to provide the context of influence, production and practice (Stephen Ball and Richard Bowe (1992 and 1994) at the light of abandon and student permanence in Higher Education institutions. Accordingly establishes a parallel between public policies (Brazil) and autonomous institutional policies (Udelar / Uruguay). The offering of courses and places in higher education has been growing in recent years, much driven by the global economy. To this end, it is presented the context of the influence of Higher Education by international organizations. Later, it is presented the context of production in which are Public Policies for Higher Education in Brazil and the vision of Autonomic Policies from the Universidad de la República in Uruguay. In the third chapter, it is exemplified the context of practice from the analyses of scentific productions regarding III CLABES (Tercera Conferencia sobre el Abandono en la Educación Superior) related to policies and actions to curb the student dropout and retain the students considering actions for their permanence.

Palavras-chave: Higher Education. Abandonment. Permanence.


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Publicado

01/10/2015
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Como Citar

DOS SANTOS, P. K.; DICONCA, B. Educação superior como campo emergente e a evasão estudantil. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 27–41, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/501. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos