A abordagem biográfica, instrumento da pesquisa educacional e da formação docente: contribuições da Escola de Chicago e do Interacionismo Simbólico

Autores

  • José Batista Neto josebn@uol.com.br
    UniversidadeFederal de Pernambuco
  • Eliete Santiago mesantiago@uol.com.br

Resumo

Perspectivas, métodos e técnicas ajustados à construção compreensiva de conhecimentos de questões educacionais, em que se destaca a abordagem biográfica, têm ganhado relevo na pesquisa educacional. A renovação teórico-metodológica atinge também o campo da formação de professores. Esse fenômeno pode encontrar explicação em elementos históricos, sociológicos, científicos, relativos à constituição do estatuto epistemológico do campo da Educação. O texto examina aspectos teóricos e metodológicos da abordagem biográfica enquanto um instrumento de pesquisa educacional e de formação docente. O estudo do itinerário epistemológico dessa abordagem põe em evidência as contribuições da Escola de Chicago e do interacionismo simbólico, com foco no significado dos construtos teóricos que podem fomentar um maior desenvolvimento da pesquisa educacional e da formação de professores.

Palavras chave: Abordagem Biográfica - Escola de Chicago - Interacionismo Simbólico.

The biographical approach, tool of educational research and teacher training: contributions of Chicago School and symbolic interactionism

Perspectives, methods and techniques adjusted to the comprehensive construction of knowledge of educational issues, which include the biographical approach, have gained importance in educational research. The theoretical and methodological renovation also entails the Teacher Education field. This phenomenon can be explained by historical, sociological and scientific elements related to the constitution of the epistemological statute of the education field. This work investigates theoretical and methodological aspects of the biographical approach as an instrument of educational research and teacher training. The study of the epistemological itinerary of this approach highlights the contributions of the Chicago School and the symbolic interactionism, focusing on the significance of theoretical constructs that can foster further development of educational research and teacher training.

Keywords: Biographical Approach - Chicago School - Symbolic Interactionism.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/10/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 326
  • PDF downloads: 328

Como Citar

NETO, J. B.; SANTIAGO, E. A abordagem biográfica, instrumento da pesquisa educacional e da formação docente: contribuições da Escola de Chicago e do Interacionismo Simbólico. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 11–26, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/500. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos