Educação, formação de professores e universidade: Brasil e suas propostas

Education, teacher training and university: Brazil and its proposals

Autores

  • Renan Antônio da Silva renan.antonio@uece.br
    Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Cecília de Souza Minayo lepp@rc.unesp.br
    FIOCRUZ
  • Felipe Freitas de Araújo Alves felipe.jhs@hotmail.com
    Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma narrativa autobiográfica e suas contribuições no contexto da pesquisa e da formação de professores no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A narrativa de formação tem sido reconhecida na área educacional como uma importante ferramenta da metodologia de investigação e um recurso fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Sua utilização e socialização permite a construção da identidade docente e promove mudanças significativas nas práticas pedagógicas da escola. Para isso, o texto apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método e conta com um referencial teórico para a sua fundamentação e enriquecimento, contemplando a visão de alguns autores, dentre eles: Clandinin e Connelly (2011), Dewey (2000), Elbaz (1990), Larrosa (1998), Souza (2004), Schön (1998) e Da Silva, et al (2021). Os resultados apontam que a construção de narrativas, sua leitura, análise e discussão em contextos de formação inicial e continuada, corroboram no desenvolvimento de potencialidades pessoais e profissionais, colaborando com a construção de uma prática docente crítica e reflexiva.

Palavras-chave: Narrativas; Formação de professores; Desenvolvimento profissional.

Abstract

This article aims to analyze an autobiographical narrative and its contributions in the context of research and teacher training within the scope of the Postgraduate Program in Public Policy at the State University of Ceará - UECE. The training narrative has been recognized in the educational field as an important tool in research methodology and a fundamental resource for the personal and professional development of teachers. Its use and sharing allows the construction of the teaching identity and promotes significant changes in the school's pedagogical practices. For this, the text presents a theoretical methodological approach supported by narratives as a method and has a theoretical framework for its foundation and enrichment, contemplating the vision of some authors, among them: Clandinin and Connelly (2011), Dewey (2000), Elbaz (1990), Larrosa (1998), Souza (2004), Schön (1998) and Da Silva, et al (2021). The results indicate that the construction of narratives, their reading, analysis and discussion in contexts of initial and continuing education, corroborate the development of personal and professional potential, collaborating with the construction of a critical and reflective teaching practice.

Keywords: Narratives; Teacher training; Professional development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Docente Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Publicou mais de 130 artigos científicos e 14 livros. Pesquisa financiada pela FUNCAP. E-mail: renan@doutorrenan.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1171-217X

Maria Cecília de Souza Minayo, FIOCRUZ

Pesquisadora 1A produtividade do CNPQ. Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência autoinfligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 69 teses e dissertações, publicou 218 artigos científicos publicados, 204 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É Editora chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva. É membro do conselho editorial de 14 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de "Medalha de Mérito da Saúde "Oswaldo Cruz" conferido pelo Ministério da Saúde em 2009 e o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República.

E-mail: minayocecilia@gmail.com  Orcid: https//orcid.org/0000-0001-6187-9301   

Felipe Freitas de Araújo Alves, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Pesquisador líder no grupo de pesquisa GEPECUMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (UNESP/UECE/PUC-SP/CPS/FIOCRUZ/UnB/ Universidade de Coimbra e University of Warwick). Membro da Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo (SPSIG).

E-mail: felipe.jhs@hotmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5844-0485

Financiamento: Esta pesquisa foi financiada pelo CNPQ, CAPES e FAPEAM, conforme Decisão 001/2022 do PPGE – UFAM.

Downloads

Publicado

01/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 208
  • pdf downloads: 167

Como Citar

ANTÔNIO DA SILVA, R.; MINAYO, M. C. de S.; ALVES, F. F. de A. Educação, formação de professores e universidade: Brasil e suas propostas: Education, teacher training and university: Brazil and its proposals. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4993. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos