Bot@nica no Instagram: análise de perfis focados em conteúdos sobre plantas

Bot@ny on Instagram: profile analysis focused on plant content

Autores

  • Rayane de Tasso Moreira Ribeiro rayane.tasso@uece.br
    Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Betânia Ribeiro Torres betaniatorres@uern.br
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3556-3797

Resumo

As plantas são seres fundamentais para o equilíbrio ecológico do planeta, bem como para diversos aspectos da vida humana. No Instagram, diversos conteúdos sobre os vegetais são compartilhados e discutidos, em geral, relacionados a sua beleza, curiosidades e interações ecológicas. Esses temas podem ou não estar relacionados ao ensino e aprendizagem da Botânica em si. Nesse sentido, a presente pesquisa visa levantar e analisar perfis selecionados associados ao ensino de Botânica no Instagram. Para tanto, foi realizada uma busca extensiva de perfis de usuários no Instagram, entre agosto e setembro de 2021, por meio de dois mecanismos de busca. Como resultados, 64 perfis relacionados a temas em Botânica foram identificados, com 20 de interesse selecionados. O Instagram mostrou-se um importante espaço de engajamento e aprendizado de conhecimentos sobre as plantas pela sociedade.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Netnografia, Rede sociais.

 

Abstract

Plants are fundamental beings for the planet's ecological balance, as well as for diverse aspects of human life. On Instagram, various contents about vegetables are shared and discussed, usually, related to their beauty, curiosities and ecological interactions. These themes may or may not be related to teaching-learning Botany itself. In this sense, this research aims to raise and analyze selected profiles associated with teaching Botany on Instagram. For this, an extensive search of Instagram user profiles was carried out between August and September of 2021, using two search engines. As a result, 64 profiles related to themes in Botany were identified, with 20 of interest selected. Instagram proved to be an important space for society to engage and learn knowledge about plants.

Keywords: Science Teaching, Netnography, Social Network.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane de Tasso Moreira Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharela em Ciências Biológicas pela UFC. Licenciada em Ciências Biológicas pela UCB. Especialista em Mídias na Educação pela UERN. Mestra em Ciências/Botânica pela USP. Doutora e Pós-Doutora em Botânica (PPGB/PPGBIO) pela UFRPE. Professora Nível A da Rede Básica de Ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) e Assistente na Iniciativa de Guias de Campo do Field Museum (Chicago, EUA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6006-598X. E-mail: rayanedetasso@alu.uern.br, rayanetasso@gmail.com

 

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN. Doutora em Ciências Sociais pela UFRN.

Professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3556-3797. E-mail: betaniatorres@uern.br

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 296
  • pdf downloads: 266

Como Citar

DE TASSO MOREIRA RIBEIRO, R.; RIBEIRO TORRES, M. B. Bot@nica no Instagram: análise de perfis focados em conteúdos sobre plantas: Bot@ny on Instagram: profile analysis focused on plant content. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4972. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos