A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papeis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem
Tutoring in EaD: reflections on the roles and pedagogical mediation of tutors in the teaching and learning process
Resumo
.
O presente estudo teve como objetivo tematizar acerca da mediação pedagógica, incluindo o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem, na educação a distância. Sabe-se que, com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, isso, possibilitou o aumento na oferta de cursos superiores nessa modalidade. Esse modelo de educação é uma forma de ensino que proporciona a autoaprendizagem e a autonomia do educando, por meio da mediação da tutoria e dos recursos didáticos. Nesse sentido, essa pesquisa se debruça sobre um dos tripés da educação a distância, a tutoria, como parte central no processo de ensino-aprendizagem, abordando em especial, o papel do tutor. O processo metodológico caracterizou-se como sendo uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com base nas contribuições de autores que nos auxiliam a pensar no tema proposto. O estudo conclui apontando que, à medida em que o avanço tecnológico cresce, mais ofertas de cursos surgem na modalidade EaD e que o papel do tutor é fundamental nessa modalidade educativa, pois é ele que acompanha e avalia a aprendizagem dos alunos durante todo o processo.
Palavras-chave: Educação a Distância; Tutoria; Mediação Pedagógica.
Abstract
The present study aimed to discuss pedagogical mediation, including the role of tutoring in the teaching and learning process in distance education. It is known that, with the emergence of new information and communication technologies, the internet has become a favorable means for the dissemination of knowledge, which has enabled the increase in the offer of higher education courses in this modality. This education model is a form of teaching that provides self-learning and the autonomy of the student, through the mediation of tutoring and teaching resources. In this sense, this research focuses on one of the tripods of distance education, tutoring, as a central part of the teaching-learning process, addressing in particular the role of the tutor. The methodological process was characterized as a bibliographical research of a qualitative nature, based on the contributions of authors who help us to think about the proposed theme. The study concludes by pointing out that, as technological advances grow, more course offerings appear in the EaD modality and that the role of the tutor is fundamental in this educational modality, as it is he who monitors and assesses the learning of students throughout the process.
Keywords: Distance Education; Tutoring; Pedagogical Mediation.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 530
- pdf downloads: 418