As metodologias ativas e suas aproximações à abordagem pedagógica sociocultural

Active methodologiesandtheirapproximationstothe sociocultural pedagogical approach

Autores

  • Vitória Oscar de Azevedo vitoriaoscardeazevedo@gmail.com
    Universidade Veiga de Almeida
  • Denise Paiva D'Ávila Melo dmelo@uva.br
    Universidade Veiga de Almeida

Resumo

Os estudos do campo da educação constantemente voltam-se para a superação da passividade do estudante, criticando as metodologias transmissivas. A pedagogia sociocultural revelou a necessidade da valorização dos aspectos histórico-culturais que formam os sujeitos. As metodologias ativas, que ganharam relevância com a pandemia do COVID-19, chamam atenção para uma aprendizagem significativa, crítica e desafiadora. Nesse sentido, entende-se ser preciso ampliar os estudos sobre as metodologias ativas a fim de articulá-las à abordagem pedagógica sociocultural objetivando o desenvolvimento da criticidade, reflexão e autonomia dos estudantes. Para tal, fez-se uso de pesquisas qualitativas e bibliográficas, através das quais foi possível identificar na Aprendizagem Personalizada, Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida aproximações à abordagem pedagógica sociocultural.

Palavras-chave: Metodologias ativas; aprendizagem ativa; pedagogia sociocultural.

 

Abstract

Studies in the field of education constantly focus onover coming student passivity, criticizing transmissive methodologies. Sociocultural pedagogy revealed the need to value the historical-cultural aspects that make-up the subjects. Active methodologies, which gained relevance with the COVID-19 pandemic, call attention tomeaningful, critical and challenging learning. In thissense, it isunderstood that it is necessary toexpand studies on active methodologies in order to link them to the sociocultural pedagogical approach aimingat the development of criticality, reflectionand autonomy of students. To this end, qualitative and bibliographicresear chwasused, throughwhich it was possibletoidentify in the Personalized Learning, Problem-Based Learning and Flipped Classroom approximations to the sociocultural pedagogical approach.

Keywords: Active methodologies; activelearning; sociocultural pedagogy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Oscar de Azevedo, Universidade Veiga de Almeida

Graduanda em Pedagogia – Licenciatura na Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca/RJ (2021). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2018 e 2020.E-mail: vitoriaoscardeazevedo@gmail.com     Orcid: 0000-0003-0268-3469

 

Denise Paiva D'Ávila Melo, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Pedagogia pelaUniversidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com habilitação em Supervisão Educacional (1979), Administração Escolar (1981) e Magistério (1987); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)  na área de concentração Tecnologia Educacional; pós Graduação  em Educação com apoio da Informática (1998). Professora titular da Universidade Veiga de Almeida com atuação efetiva como professora do curso de Pedagogia e como coordenadora pedagógica dos cursos de EAD iniciados a partir de 2003.

E-mail:dmelo@uva.br  Orcid: 0000-0002-1659-8399

Downloads

Publicado

23/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 745
  • pdf downloads: 491

Como Citar

OSCAR DE AZEVEDO, V.; PAIVA D’ÁVILA MELO, D. . As metodologias ativas e suas aproximações à abordagem pedagógica sociocultural: Active methodologiesandtheirapproximationstothe sociocultural pedagogical approach. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4905. Acesso em: 14 nov. 2024.