As metodologias ativas e suas aproximações à abordagem pedagógica sociocultural
Active methodologiesandtheirapproximationstothe sociocultural pedagogical approach
Resumo
Os estudos do campo da educação constantemente voltam-se para a superação da passividade do estudante, criticando as metodologias transmissivas. A pedagogia sociocultural revelou a necessidade da valorização dos aspectos histórico-culturais que formam os sujeitos. As metodologias ativas, que ganharam relevância com a pandemia do COVID-19, chamam atenção para uma aprendizagem significativa, crítica e desafiadora. Nesse sentido, entende-se ser preciso ampliar os estudos sobre as metodologias ativas a fim de articulá-las à abordagem pedagógica sociocultural objetivando o desenvolvimento da criticidade, reflexão e autonomia dos estudantes. Para tal, fez-se uso de pesquisas qualitativas e bibliográficas, através das quais foi possível identificar na Aprendizagem Personalizada, Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida aproximações à abordagem pedagógica sociocultural.
Palavras-chave: Metodologias ativas; aprendizagem ativa; pedagogia sociocultural.
Abstract
Studies in the field of education constantly focus onover coming student passivity, criticizing transmissive methodologies. Sociocultural pedagogy revealed the need to value the historical-cultural aspects that make-up the subjects. Active methodologies, which gained relevance with the COVID-19 pandemic, call attention tomeaningful, critical and challenging learning. In thissense, it isunderstood that it is necessary toexpand studies on active methodologies in order to link them to the sociocultural pedagogical approach aimingat the development of criticality, reflectionand autonomy of students. To this end, qualitative and bibliographicresear chwasused, throughwhich it was possibletoidentify in the Personalized Learning, Problem-Based Learning and Flipped Classroom approximations to the sociocultural pedagogical approach.
Keywords: Active methodologies; activelearning; sociocultural pedagogy.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 775
- pdf downloads: 498