Determinações históricas, desafios e implicações para a formação em educação física no Brasil
Determinaciones históricas, desafíos e implicaciones para la formación en educación física en Brasil
Resumo
Resumo
Apresentamos entrevista com Professor Dr. Vicente Molina Neto, titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Partindo das mudanças recentes no Brasil, analisa a formação em educação física neste contexto diverso e obscuro. Inicialmente ele tece algumas considerações gerais sobre o momento atual e em seguida passa para as perguntas que tratam o cenário atual da Formação de professores no Brasil em relação às mudanças que ocorreram desde 2015, após o impeachment de Dilma Roussef; os avanços conquistados até então, as rupturas e os impactos na formação de professores e no trabalho docente frente à escalada obscurantista; apresenta, por fim, sua análise sobre a Resolução 06/2018 que estabeleceu novas diretrizes para a formação em Educação Física no Brasil.
Palavra Chave: Formação de professores; Educação Física; Diretrizes Curriculares.
Resumen
Presentamos una entrevista con el profesor Dr. Vicente Molina Neto, de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y ex presidente del Colegio Brasileño de Ciencias del Deporte. A partir de los recientes cambios en Brasil, analiza la formación en educación física en este contexto tan diverso y oscuro. Inicialmente, hace algunas consideraciones generales sobre el momento actual y luego pasa a las cuestiones que abordan el escenario actual de la Formación Docente en Brasil relacionado con los cambios ocurridos desde 2015, después del impugnación de la presidenta Dilma Roussef; aborda los progresos logrados hasta el momento, las rupturas y los impactos en la formación docente y el trabajo docente frente a la escalada oscurantista; presenta ,por último, sus análisis sobre la Resolución 06/2018 que estableció nuevas directrices para la formación en Educación Física en Brasil.
Palavras Chave: Formación de profesores; Educación Física; Directrices Curriculares
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 145
- pdf downloads: 108