Determinações históricas, desafios e implicações para a formação em educação física no Brasil

Determinaciones históricas, desafíos e implicaciones para la formación en educación física en Brasil

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Resumo

Resumo

Apresentamos entrevista com Professor Dr. Vicente Molina Neto, titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Partindo das mudanças recentes no Brasil, analisa a formação em educação física neste contexto diverso e obscuro. Inicialmente ele tece algumas considerações gerais sobre o momento atual e em seguida passa para as perguntas que tratam o cenário atual da Formação de professores no Brasil em relação às mudanças que ocorreram desde 2015, após o impeachment de Dilma Roussef; os avanços conquistados até então, as rupturas e os impactos na formação de professores e no trabalho docente frente à escalada obscurantista; apresenta, por fim, sua análise sobre a Resolução 06/2018 que estabeleceu novas diretrizes para a formação em Educação Física no Brasil.

Palavra Chave: Formação de professores; Educação Física; Diretrizes Curriculares.

 

Resumen

Presentamos una entrevista con el profesor Dr. Vicente Molina Neto, de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y ex presidente del Colegio Brasileño de Ciencias del Deporte. A partir de los recientes cambios en Brasil, analiza la formación en educación física en este contexto tan diverso y oscuro. Inicialmente, hace algunas consideraciones generales sobre el momento actual y luego pasa a las cuestiones que abordan el escenario actual de la Formación Docente en Brasil relacionado con los cambios ocurridos desde 2015, después del impugnación  de la presidenta Dilma Roussef; aborda los progresos logrados hasta el momento, las rupturas y los impactos en la formación docente y el trabajo docente frente a la escalada oscurantista; presenta ,por último, sus análisis sobre la Resolución 06/2018 que estableció nuevas directrices para la formación en Educación Física en Brasil.

Palavras Chave: Formación de profesores; Educación Física; Directrices Curriculares

 

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes

 Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) área de concentração Educação Escolar e doutorado em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, área de concentração Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF/FAEFI/UFU) e do NUTESES/UFU. Presidenta do Conselho Municipal de Educação (Gestão 2017-2019). Coordenadora do II Curso de Especialização em Educação Física Escolar. Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física – Grau Licenciatura (2018-2021). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física (2018-2022). E-mail: marina.antunes@ufu.br 

Orcid: ORCID - https://orcid.org/0000-0001-6312-050X

 

Gislene Alves do Amaral

 

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Professora na Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física Ensino Fundamental (2011-2013). Coordenadora do Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses – NUTESES/UFU e do Laboratório de estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física – LECEF/UFU. E-mail: gislene1amaral@gmail.com

Orcid - https://orcid.org/0000-0002-9556-556X

 

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Publicado

04/11/2021
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Como Citar

FERREIRA DE SOUZA ANTUNES, M. .; ALVES DO AMARAL, G. . Determinações históricas, desafios e implicações para a formação em educação física no Brasil: Determinaciones históricas, desafíos e implicaciones para la formación en educación física en Brasil. Revista Cocar, [S. l.], n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4879. Acesso em: 22 dez. 2024.