Formação docente na Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil

Teaching training in the Stricto Sensu Graduation in Physical Education in Brazil

Autores

Resumo

Resumo

Estuda os Programas de Pós-Graduação em Educação Física das Universidades Brasileiras para caracterizar a formação para docência. Classifica as Linhas de pesquisa, as disciplinas ministradas e o quantitativo de docentes vinculados à formação docente no Stricto Sensu. Analisa a perspectiva teórica empreendida na configuração das Linhas e disciplinas. Faz um estudo exploratório-descritivo, com fonte na Plataforma Sucupira e nas páginas dos Programas recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Encontra 39 programas típicos da área Educação Física, com denominações diversas e, 06 dirigidos para a formação docente. Conclui que há um número significativo de Programas que, mesmo vinculados à área Educação Física, apresentam heterogeneidade epistemológica no conjunto das disciplinas e nas Linhas de pesquisa que secundarizam, a formação para a docência.

Palavras-chave: Capacitação profissional; Pós-Graduação; Docência.

 

Abstract

It studies the Graduate Programs in Physical Education of the Brazilian Universities to characterize teaching training. It classifies the research lines, the courses taught, and the number of teachers linked to teacher training in Stricto Sensu. It analyzes the theoretical perspective undertaken in the configuration of the research lines and courses. It carries out an exploratory-descriptive study, based on the Sucupira Platform and the online pages of the Programs recommended by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. There are 39 programs in the area of Physical Education, with different denominations and 06 directed to teacher training. It concludes that there is a significant number of Programs that, even though are linked to the Physical Education area, present epistemological heterogeneity in the set of courses and research lines, relegating the teaching training.

Keywords: Professional Training; Graduate education; Teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Genú Soares

 

Pós Doutora pela Université de Montpellier/França (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA e no Curso de Licenciatura em Educação Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica.

Email martagenu@uepa.br   Orcid https://orcid.org/0000-0003-1588-7305

Anibal Correia Brito Neto

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2018), com período sandwich na Universidade de Edimburgo/Escócia (2017). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2007-2009). Especialista em Educação Física Escolar (2005-2006) e Lazer (2004-2005). Licenciado Pleno em Educação Física. Professor Assistente IV do Departamento de Ginástica, Arte Corporal e Recreação/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica (UEPA).

Email anibal.neto@uepa.br Orcid https://orcid.org/0000-0001-6618-6299

Eliane do Socorro Sousa Aguiar Brito

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE / UFSC). Doutorado Sanduíche na Universidade de Edimburgo (Escócia). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGE / UEPA). Formação inicial em Educação Física e Pedagogia. É integrante do Grupo de Estudo sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO) no PPGE / UFSC e do Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica. Professora Assistente IV na Universidade do Estado do Pará.

Email eliane_aguiar@yahoo.com.br Orcid https://orcid.org/0000-0002-6731-4579

Meriane Conceição Paiva Abreu

 

Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialização em Formação Docente e em Educação Especial e Inclusiva, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2016). Membro técnico do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pesquisadora do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Professora de educação física na Secretaria do Estado de Educação do Pará e pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena. Email meri_black@hotmail.com

Orcid https://orcid.org/0000-0002-5037-6810

Downloads

Publicado

04/11/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 240
  • pdf downloads: 176

Como Citar

GENÚ SOARES, M. .; BRITO NETO, A. C. .; SOUSA AGUIAR BRITO, E. do S. .; PAIVA ABREU, M. C. Formação docente na Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil: Teaching training in the Stricto Sensu Graduation in Physical Education in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4869. Acesso em: 19 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)