O papel dos estudantes nos processos inserção profissional e aprendizagem docente de professores/as de educação física iniciantes

The role of students in professional insertion and teacher learning processes / beginner physical education processes

Autores

Resumo

Resumo

 Este artigo relata os resultados de pesquisa que teve como o objeto de investigação os processos de aprendizagem profissional de professores iniciantes de Educação Física (EF). A pesquisa visou compreender o papel dos estudantes no processo de inserção profissional e aprendizagem docente experimentado por professores de EF principiantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, e fez de uso de duas técnicas de coleta de dados: entrevista semiestruturada e análise de casos de ensino. A pesquisa foi realizada com 15 docentes de Educação Física (9 homens e 6 mulheres) com até 3 anos de inserção profissional. Os achados da investigação apontam que as interações com alunos constitui um dos epicentros mais significativos de produção de experiências de formação continua dos professores iniciantes, como também, de interdição da percepção da autoeficácia docente.  

Palavras-chave: Formação de professores; Iniciação à docência; Aprendizagem docente; Professores de Educação Física Escolar.

 

Abstract

This article reports the results of a research that had as the object of investigation the professional learning processes of beginning Physical Education (PE) teachers. The research aimed to understand the role of students in the process of professional insertion and teaching learning experienced by beginning PE teachers. The research is qualitative, and made use of two data collection techniques: semi-structured interviews and analysis of teaching cases. The survey was conducted with 15 Physical Education teachers (9 men and 6 women) with up to 3 years of professional experience. The investigation's findings indicate that interactions with students constitute one of the most significant epicenters in the production of experiences of continuing education for beginning teachers, as well as of interdiction in the perception of teacher self-efficacy.

Keywords: Teacher training; Initiation to teaching; Teacher learning; School Physical Education Teachers.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Angelo Gariglio

 

Professor Associado da UFMG. Doutor em Educação pela PUC-Rio.

Email: angelogarilgio@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1163-3714

Nicolly Rabello Sampaio de Jesus

Bolsista CNPq. Licencianda em Educação Física pela UFMG.Email: colly.rabello@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1169-9358

Roberta Muriell Soares Lima

Bolsista CNPq. Licencianda em Educação Física pela UFMG.

Email: robertaedfufmg@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9381-9319

 

Downloads

Publicado

04/11/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 124
  • pdf downloads: 155

Como Citar

GARIGLIO, J. A. .; DE JESUS, N. R. S. .; LIMA, R. M. S. . O papel dos estudantes nos processos inserção profissional e aprendizagem docente de professores/as de educação física iniciantes: The role of students in professional insertion and teacher learning processes / beginner physical education processes. Revista Cocar, [S. l.], n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4868. Acesso em: 19 jun. 2024.