Horizontes para pensar o currículo como utopia: a Educação Física como problema e como projeto na formação universitária

Horizons to think the curriculum as utopia: the Physical Education as problem and as project at the university formation

Autores

Resumo

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir acerca de horizontes para pensar o currículo como utopia, entendendo a Educação Física (EF) como problema e como projeto na formação universitária. Parto do pressuposto de que “currículo” se trata de uma construção necessária de ser produzida coletivamente, como possibilidade de discussão acerca de horizontes de ordem política, pedagógica e epistemológica que constituem a formação universitária neste campo. Trabalho com a tese de que pensar a EF como problema e como projeto na formação universitária potencializa um movimento utópico para pensar o currículo, edificado através das tensões entre o que a EF vem sendo e o que poderia ser.

Palavras-chave: Currículo; Educação Física; Formação Universitária.

 

Abstract

The objective of this text is to reflect about the horizons to think the curriculum as utopia, understanding the Physical Education (PE) as problem and as project at the university formation. I start from the assumption that “curriculum” is a construction necessary to be produced collectively, as a possibility of discussion on horizons of political, pedagogical and epistemological order that constitute university formation in this field. I work with the thesis that think the PE as a problem and as a university education project potentializes a utopian movement to think yhe curriculum, built from the tensions between what the PE was and what it could be.

Keywords: Curriculum; Physical Education; University Formation.      

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer

 

Pós-Doutorado realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2018) e Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) e membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). E-mail: rrezer@hotmail.com;             Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2664-9292

 

Downloads

Publicado

04/11/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • pdf downloads: 115

Como Citar

REZER, R. . Horizontes para pensar o currículo como utopia: a Educação Física como problema e como projeto na formação universitária: Horizons to think the curriculum as utopia: the Physical Education as problem and as project at the university formation. Revista Cocar, [S. l.], n. 10, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4866. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)