Cartas na educação: contribuições de Célestin Freinet e Paulo Freire

Letters in education: contributions by Célestin Freinet and Paulo Freire

Autores

  • Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá/Docente https://orcid.org/0000-0002-8619-7558
  • Augusto Cesar Rios Leiro UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA -UNEB e UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a presença e a importância das cartas e trocas de correspondências nas concepções pedagógicas de Célestin Freinet e Paulo Freire, bem como descrever as aproximações de aspectos da vida e produção de conhecimentos de ambos os autores a fim de refletir sobre a utilização de cartas como recursos criativos para a educação e diferentes sociedades e culturas. O trabalho é um ensaio teórico de uma pesquisa qualitativa de pós-doutorado em andamento em uma universidade pública do Nordeste. Para análise dos dados, foram selecionados trabalhos de Freinet (1967), Sanches (1998) e Lebrand (2010),  Coelho (2011), Freire (2013), Guimarães e Freire (2015). Como resultados, observa-se que, tanto Freinet quanto Freire, possuíam forte apreço pelas cartas em suas vidas e concepções pedagógicas. Suas condições de vida foram muito parecidas, desde a infância até a vida adulta, quando foram presos por serem considerados subversivos e defenderem a educação para todos e sociedades democráticas.

Palavras chave: Cartas; Célestin Freinet; Paulo Freire

 

Abstract

The purpose of this paper is to analyze the presence and importance of letters and corresponde exchange on the pedagogical concepts of Célestin Freinet and Paulo Freire, as well as to describe the connections of aspects of their lives and production of knowledge to reflect on the use of letters as creative resources for education and different societies and cultures. It is a theoretical essay of an ongoing qualitative post-doctoral research at a public university in the Northeast. For data analysis, we selected works by Freinet (1967), Sanches (1998) and Lebrand (2010), Coelho (2011), Freire (2013), Guimarães and Freire (2015). The results revealed that both Freinet and Freire had a strong appreciation for letters in their lives and pedagogical conceptions. They also had very similar life conditions, from childhood to adulthood, by being imprisoned for subversive behavior and advocating education for all and the consolidation of democratic societies.

Keywords: Letters; Célestin Freinet; Paulo Freire

Biografia do Autor

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá/Docente

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pedagoga formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente cursa o Pós-Doutorado na Universidade do Estado da Bahia em Salvador (UNEB). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Social em Saúde (GEPESS) e membro do Grupo de Estudos em Formação do Educador, Comunicação e Memória (FECOM).

e-mail: ematpaula@uem.br Orcid : https://orcid.org/0000-0002-8619-7558

Augusto Cesar Rios Leiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA -UNEB e UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade de Lisboa, mestre em Educação pela UFBA e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Possui formação em radialismo pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e em Administração Esportiva pela UCSal. É Professor Pleno (Titular) do DEDC II da UNEB e Professor Associado da FACED/UFBA. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA.  É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídia/memória, Educação e Lazer (MEL) da UFBA e na UNEB, é líder do Grupo de Estudos em Formação do Educador, Comunicação e Memória (FECOM).

e-mail: cesarleirocbce@gmail.com   Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-6075-5187

Downloads

Publicado

01/12/2021