Ecologia dos Saberes e a Educação Matemática: por um conhecimento matemático emancipador

Ecology of Knowledge and Mathematics Education: for an emancipatory mathematical knowledge

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma discussão teórica sobre o conhecimento matemático e sua tentativa de romper com uma postura marcadamente racionalista, que privilegia o conhecimento científico em detrimento de outras formas de compreensão do mundo. As reflexões expressas no texto estão embasadas, principalmente, nas concepções de Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrósio, e procuram compreender o papel da educação para a valorização da interculturalidade e da autonomia dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e que compreende uma pesquisa bibliográfica. Logo, é possível visualizar um movimento crescente pela reformulação de currículos, metodologias e práticas voltadas para o ensino e aprendizagem da matemática, que tem na Ecologia dos Saberes e na própria Educação Matemática, importantes contribuições.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ecologia dos Saberes; Conhecimento Matemático.

 

 

Abstract

This article aims to provide a theoretical discussion on mathematical knowledge and its attempt to break with a markedly rationalist stance, which privileges scientific knowledge over other forms of understanding the world. The reflections expressed in the text are based mainly on the conceptions of Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire and Ubiratan D'Ambrósio, and seek to understand the role of education in valuing the interculturality and autonomy of subjects. This is a qualitative approach research, with an exploratory character and comprising a bibliographic research. Therefore, it is possible to visualize a growing movement for the reformulation of curricula, methodologies and practices aimed at teaching and learning mathematics, which has important contributions in the Ecology of Knowledge and in Mathematics Education itself.

Keywords: Mathematics Education; Ecology of Knowledge; Mathematical Knowledge.

 

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Biografia do Autor

José Augusto Lopes da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Difusão do Conhecimento, Linha de Construção do Conhecimento, Cognição, Linguagens e Informação, da Universidade Federal da Bahia- UFBA (2021-Atual). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2021). Especialista em Educação pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR (2017) e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA (2012). Atualmente é professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará SEDUC-PA.

E-mail: augustolopes10@yahoo.com.br  Orcid: 0000-0002-8973-8460

 

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

LOPES DA SILVA, J. A. Ecologia dos Saberes e a Educação Matemática: por um conhecimento matemático emancipador: Ecology of Knowledge and Mathematics Education: for an emancipatory mathematical knowledge. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4816. Acesso em: 26 abr. 2024.