Ecologia dos Saberes e a Educação Matemática: por um conhecimento matemático emancipador
Ecology of Knowledge and Mathematics Education: for an emancipatory mathematical knowledge
Resumo
Este artigo tem como objetivo proporcionar uma discussão teórica sobre o conhecimento matemático e sua tentativa de romper com uma postura marcadamente racionalista, que privilegia o conhecimento científico em detrimento de outras formas de compreensão do mundo. As reflexões expressas no texto estão embasadas, principalmente, nas concepções de Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrósio, e procuram compreender o papel da educação para a valorização da interculturalidade e da autonomia dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e que compreende uma pesquisa bibliográfica. Logo, é possível visualizar um movimento crescente pela reformulação de currículos, metodologias e práticas voltadas para o ensino e aprendizagem da matemática, que tem na Ecologia dos Saberes e na própria Educação Matemática, importantes contribuições.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ecologia dos Saberes; Conhecimento Matemático.
Abstract
This article aims to provide a theoretical discussion on mathematical knowledge and its attempt to break with a markedly rationalist stance, which privileges scientific knowledge over other forms of understanding the world. The reflections expressed in the text are based mainly on the conceptions of Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire and Ubiratan D'Ambrósio, and seek to understand the role of education in valuing the interculturality and autonomy of subjects. This is a qualitative approach research, with an exploratory character and comprising a bibliographic research. Therefore, it is possible to visualize a growing movement for the reformulation of curricula, methodologies and practices aimed at teaching and learning mathematics, which has important contributions in the Ecology of Knowledge and in Mathematics Education itself.
Keywords: Mathematics Education; Ecology of Knowledge; Mathematical Knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 232
- pdf downloads: 145