Na educação infantil a educação sexual está em ação: meu corpo é um tesourinho

En el nivel inicial la educación sexual está en acción: mi cuerpo es un tesorito

Autores

  • Marta Richciki Camargo marta.richciki@gmail.com
    46999349187
  • Thais Goldeff Hahn thaisgoldeffhahn@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-8304-9990
  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia ronaldo.garcia@uffs.edu.br

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica sobre a sexualidade na educação infantil, chamando a atenção para os cuidados do próprio corpo, respeito para com o outro, bem como formas de evitar o abuso sexual de crianças. Para tanto, utilizamos da metodologia da pesquisa qualitativa, que está ancorada em um estudo de campo caracterizado como pesquisa-ação, com o objetivo de contemplar a educação emancipatória. O trabalho envolveu crianças de quatro e cinco anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na região Sudoeste do Paraná. Os dados foram coletados por meio de uma sequência didática, em que iniciamos o diálogo com o seguinte questionamento: “O que você usa para fazer xixi?”. Como resultados, observamos que foi possível desenvolver o conhecimento sobre os órgãos genitais e, também, dialogarmos a respeito da proteção ao corpo (abuso sexual) e a saúde, promovendo a ampliação da compreensão da temática.

Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Sexual; Pesquisa-ação.

 

Resumen

El objetivo del presente artículo es presentar y discutir una propuesta de intervención pedagógica sobre sexualidad en el nivel inicial, llamando la atención para los cuidados del propio cuerpo, respecto con el otro, bien como maneras de evitar el abuso sexual de los niños. Por lo tanto, utilizamos la metodología de la investigación cualitativa, que se basa en un estudio de campo caracterizado como pesquisa-acción, con el objetivo de contemplar la educación emancipadora. El trabajo abarcó niños de cuatro y cinco años de edad de un Centro Municipal de Nivel Inicial, localizado en la región Sudoeste de Paraná. Los datos fueron obtenidos por medio de una secuencia didáctica, en que empezamos el diálogo con el siguiente cuestionamiento: “¿Lo que usas para hacer pipí?”. Como resultado, observamos que fue posible desarrollar el conocimiento sobre los órganos genitales y, también, dialogamos acerca de la protección al cuerpo (abuso sexual) y la salud, promoviendo la ampliación de la comprensión del tema.

Palabras-clave: Nivel Inicial; Educación Sexual; Pesquisa-acción.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Richciki Camargo, 46999349187

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Educação Básica do Paraná (SEED). E-mail: marta.richciki@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8812-124X.

 

Thais Goldeff Hahn

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista de Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: thaisgoldeffhahn@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8304-9990.

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Realeza PR. Docente do Curso de Especialização em Direitos Humanos. E-mail: ronaldo.garcia@uffs.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7782-2040.

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 181
  • pdf downloads: 375

Como Citar

RICHCIKI CAMARGO, M.; GOLDEFF HAHN, T.; GIMENES GARCIA, R. A. Na educação infantil a educação sexual está em ação: meu corpo é um tesourinho: En el nivel inicial la educación sexual está en acción: mi cuerpo es un tesorito. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4812. Acesso em: 23 abr. 2024.