As aulas online de Matemática e a pandemia da COVID-19: os desafios enfrentados em um cursinho popular

Online math classes and the COVID-19 pandemic: the challenges faced in a popular prep course

Autores

Resumo

O presente trabalho, recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, tem por objetivo analisar os desafios enfrentados nas aulas de Matemática online, durante a pandemia da COVID-19, pelos alunos e por uma professora de Matemática em um cursinho popular ligado à Rede Emancipa em Belém do Pará. Para isso, partimos da experiência vivida pela referida docente entre os anos de 2020 e 2021 em duas turmas da rede mencionada, analisando as respostas obtidas em um questionário aplicado a um total de 16 estudantes do cursinho. A pesquisa constatou dificuldades por parte da professora e dos discentes em se adaptar à nova modalidade de ensino utilizada durante o isolamento social. Ainda, por conta da realidade específica dos alunos de periferia, constatou-se a falta de recursos tecnológicos para o acesso às aulas no formato online.

Palavras-chave: Aulas online de Matemática; Rede Emancipa; Pandemia da COVID-19.

 

 

 

Abstract

The present work, part of a completion of course work, aims to analyze the challenges faced in online Mathematics classes, during the COVID-19 pandemic, by students and a Mathematics teacher in a popular prep course linked to the Emancipa Network in Belém do Pará. For this, we started from the experience lived by the referred teacher between the years 2020 and 2021 in two classes of the mentioned network, analyzing the responses obtained in a questionnaire applied to a total of 16 students from the prep course. The research verified difficulties on the part of the teacher and students in adapting to the new teaching modality used during social isolation. Also, due to the specific reality of students from the periphery, there was verified a lack of technological resources for accessing classes in the online format..

Keywords: Online Mathematics classes; Emancipa Network; COVID-19 pandemic.

Biografia do Autor

Angélica Tassiane dos Santos Barros, Rede Emancipa

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2021).  Atua desde 2018 como professora voluntária na Rede Emancipa Belém - Movimento Social de Educação Popular. E-mail: angelicatsbarros@gmail.com

orcid: https://orcid.org/0000-0003-2560-4823

Paulo Vilhena da Silva

Doutor em Educação Matemática Pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2016), é professor da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFPA). E-mail: pvilhena@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3989-5927

Downloads

Publicado

01/12/2021