Programa Mais Paic: contribuições da formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental

Mais Paic Program: contributions to continuing education for teachers in the final years of elementary school

Autores

  • Jayane Mara Rosendo Lopes jayanemara1@gmail.com
    Universidade Estadual do Ceará
  • Leandro Araujo de Sousa leandro.sousa@ifce.edu.br
    Instituto Federal do Ceará
  • Andreia Osti andreia.osti@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições das formações Mais Paic para as práticas de ensino dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Participaram oito professores efetivos de português e matemática, que atuaram na rede pública municipal de Canindé-CE entre 2017 e 2020. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de tratamento dos dados. Como resultados emergiram quatro categorias: planejamento, adaptação/seleção de materiais, gestão de sala e avaliação da aprendizagem. O programa Mais Paic tem se mostrado um importante meio de promover a formação continuada no município, contribuindo para subsidiar os professores em metodologias de ensino, seleção de materiais contextualizados e adequados ao nível dos alunos, mais interação e melhor organização das aulas, bem como na compreensão da avaliação para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Continuada; Prática Pedagógica; Ensino Fundamental II.

 

Abstract

This research aimed to identify the contributions of Mais Paic training to the teaching practices of teachers who work in the final years of elementary school. It is a qualitative and descriptive research. Eight regular teachers of Portuguese and Mathematics participated, who worked in the municipal public network of Canindé-CE between 2017 and 2020. The data collection technique used was the semi-structured interview. Content analysis was used as a data treatment technique. As a result, four categories emerged: planning, adaptation/selection of materials, room management and learning assessment. The Mais Paic program has proven to be an important means of promoting continuing education in the city, helping to support teachers in teaching methodologies, selection of contextualized materials that are appropriate to the level of students, more interaction and better organization of classes, as well as in comprehension of assessment to improve student learning.

Keywords: Teacher training; Continuing Education; Pedagogical Practice; Elementary School II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC. E-mail: jayanemara1@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0749-8043.

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE. E-mail: leandro.sousa@ifce.edu.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0482-2699.

Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Professora Doutora 2 - Regime RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. E-mail: andreia.osti@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7605-2347.  

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 473
  • pdf downloads: 310

Como Citar

LOPES, J. M. R.; SOUSA, L. A. de .; OSTI, A. . Programa Mais Paic: contribuições da formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental: Mais Paic Program: contributions to continuing education for teachers in the final years of elementary school. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4792. Acesso em: 6 dez. 2024.