Especificidades na Educação de Jovens e Adultos: aspectos curriculares do curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB

Specificities in young and adults education: curricular aspects of the Pedagogy graduate course, UFPB, Campus IV

Autores

Resumo

Este trabalho tem como foco a análise do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus IV da UFPB, com o objetivo identificar as contribuições na formação da identidade profissional do egresso desse curso para atuação na Educação de Jovens e Adultos. Atreladas a essa discussão, foca-se no diálogo com a perspectiva dos estudos multiculturais em educação . A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, na perspectiva dos estudos documentais e para lidar com a fonte e a interpretação dos dados usou-se a técnica de análise do conteúdo tipo temática. O estudo revelou que o currículo do curso apresenta potencialidades ao considerar a diversidade de culturas, sujeitos e contextos, com grande ênfase para essa modalidade da educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Formação de professores

 

 

Abstract

This paper focuses on the analysis of the Degree courses´s curriculum in Pedagogy of Campus IV of UFPB, aiming to identify the contributions in the formation of professionals identity of this course’s graduate to work in Youth and Adult Education. Related to this discussion, the dialogue with the multi/intercultural studies perspective in education is main issue. The research followed a qualitative approach, from the documentary studies perspective and to deal with the source and interpretation of the data, the technique of thematic content analysis was used. The study revealed that the course curriculum presents potentialities when considering the diversity of cultures, subjects and contexts, with great emphasis on this modality of education.

Keywords: Youth and Adult Education; Curriculum; Teacher formation.

 

 

 

Biografia do Autor

Aline Cleide Batista, UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2014); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008); Especialista em Processos Educacionais pela e Graduada em Pedagogia pela UFRN; Atualmente é Professora Adjunta II, na Universidade Federal da Paraíba- UFPB, vinculada ao Departamento de Educação (DED/CCAE/UFPB), atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação de Surdos, Diversidade, Multiculturalismo e Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas. E/mail: alinecleide@yahoo.com.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6912-9553.

 

Caroline Pereira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia; Formada como técnica em Agroindústria pelo CAVN-CCHSA-UFPB (2017); Foi bolsista do Projeto Prolicen do Projeto Mudando a Paisagem da Escola: Educação Geográfica nas Séries Iniciais das Escolas Públicas do Vale Mamanguape - PB (2018). Atualmente é bolsista do projeto PIBIC: Multiculturalismo, currículo e formação de professores: um olhar sobre cursos de Pedagogia da UFPB. Email: caroline.rt97@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9417-5164.

Joel Araújo Queiroz, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2009 e 2014, respectivamente). Nos últimos três anos vem se dedicando à formação de docentes, trabalhando com temas relacionados ao Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Ecoalfabetização, Alfabetização de Adultos. Email: joel_queiroz@yahoo.com.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8178-0579.

 

Downloads

Publicado

28/12/2021